Página inicial do Google no celular vai ganhar seção de notícias
Buscador agora vai privilegiar contexto e variedade da informação no mobile, em detrimento de um maior número de últimas notícias relacionadas ao item procurado pelo usuário
Mais clássica aplicação do Google, a ferramenta de busca está ganhando uma atualização e tanto na sua versão para celulares: à partir de hoje, a tradicional página inicial do site virá nos smartphones com um feed de notícias próprio.
A informação, anunciada hoje pela empresa como parte da comemoração dos 20 anos da marca, integra um pacote de novidades que busca melhorar o acesso dos usuários à informação pelas vias do site. Renomeada “Discover”, a seção de notícias do Google agora deve ir além da mera disponibilização das últimas notícias relacionadas ao termo buscado, mas mostrará links para páginas que ajudarão a melhor compreender o tema que está sendo pesquisado. A medida não apenas inclui uma diminuição considerável do número de notícias recentes disponibilizadas na página inicial de respostas, mas também um aumento do número de itens provenientes de fontes diferentes, incluindo resultados multilíngues.
O mecanismo de busca para imagens também deve ganhar atualizações nos próximos meses. Além de um novo algoritmo para ranqueamento dos resultados, haverá um maior número de informações específicas sobre as páginas aos quais as imagens procuradas pertencem, que deve ser lançado na próximo quinta-feira, dia 27 de setembro.
O Google também vai apostar num novo formato intitulado “Stories”, que é baseado no sistema AMP (Accelerated Mobile Pages) da empresa. Na nova área, que exibe os resultados num estilo carrossel que é bastante similar ao Stories do Instagram e o Moments do Twitter, o destaque é a seção para resultados de vídeos, que será disponibilizada com os trechos mais relevantes de cada publicação encontrada pelo servidor de acordo com o que foi buscado pelo usuário. O “Stories”, porém, ainda não tem data de lançamento definida pelo Google.