Maioria das críticas à “Star Wars: Os Últimos Jedi” vieram de trolls russos
Novo estudo publicado pelo pesquisador Morten Bay aponta que as críticas negativas e agressivas ao filme não vieram de fãs da saga "Star Wars"
Quase um ano depois do lançamento de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, uma nova pesquisa sugere que grande parte da reação negativa ao filme veio de trolls russos e foi motivada por interesses políticos.
Enquanto os críticos elogiavam o filme, os comentários encontrados em fóruns e redes sociais pareciam bem divididos, e muitas críticas destilavam puro ódio ao filme, incluindo comentários racistas, machistas e homofóbicos em relação a diversos personagens.
No início de 2018, surgiu uma misteriosa conta no Twitter, cujo único objetivo era fazer com que o filme fosse refeito com outro diretor. Rian Johnson também sofreu assédio online, que por sinal acontece até hoje.
As descobertas do estudo “Weaponizing the haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation”, publicado pelo pesquisador Morten Bay, mostram que grande parte das críticas negativas e agressivas ao filme não é genuína, e que algumas delas nem sequer são provenientes de fãs reais de Star Wars.
Bay escreveu que há “evidências de influência política deliberadas e organizadas disfarçadas de argumentos de fãs”. No geral, “50,9% daqueles que tuitavam negativamente eram politicamente motivados ou nem mesmo humanos”, escreveu o pesquisador, acrescentando que alguns desses usuários pareciam ser trolls russos.
Ainda segundo Bay, a era Trump influenciou o fandom, porque os temas e mensagens dentro de “The Last Jedi” são os mesmos que em outros filmes de Star Wars: “O discurso político divisivo do período de estudo e os meses que o antecederam provavelmente estimularam esses fãs com um tipo particular de mensagem política que está em conflito direto com os valores apresentados em ‘The Last Jedi'”, escreveu.
Na segunda-feira, o próprio Rian Johnson twittou um link para a pesquisa, dizendo que o estudo descrevia muito bem sua experiência de ataques online:
A bit of Morten’s research came out awhile ago and made some headlines – here’s his full paper. Looking forward to reading it, but what the top-line describes is consistent with my experience online. https://t.co/MTRgmPxGgZ
— Rian Johnson (@rianjohnson) October 1, 2018
A análise completa da pesquise de Bay, você pode conferir aqui.