Maioria das críticas à "Star Wars: Os Últimos Jedi" vieram de trolls russos

Maioria das críticas à “Star Wars: Os Últimos Jedi” vieram de trolls russos

Novo estudo publicado pelo pesquisador Morten Bay aponta que as críticas negativas e agressivas ao filme não vieram de fãs da saga "Star Wars"

por Soraia Alves
Star-Wars-The-Last-Jedi

Quase um ano depois do lançamento de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, uma nova pesquisa sugere que grande parte da reação negativa ao filme veio de trolls russos e foi motivada por interesses políticos.

Enquanto os críticos elogiavam o filme, os comentários encontrados em fóruns e redes sociais pareciam bem divididos, e muitas críticas destilavam puro ódio ao filme, incluindo comentários racistas, machistas e homofóbicos em relação a diversos personagens.

No início de 2018, surgiu uma misteriosa conta no Twitter, cujo único objetivo era fazer com que o filme fosse refeito com outro diretor. Rian Johnson também sofreu assédio online, que por sinal acontece até hoje.

As descobertas do estudo “Weaponizing the haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation”, publicado pelo pesquisador Morten Bay, mostram que grande parte das críticas negativas e agressivas ao filme não é genuína, e que algumas delas nem sequer são provenientes de fãs reais de Star Wars.

Bay escreveu que há “evidências de influência política deliberadas e organizadas disfarçadas de argumentos de fãs”. No geral, “50,9% daqueles que tuitavam negativamente eram politicamente motivados ou nem mesmo humanos”, escreveu o pesquisador, acrescentando que alguns desses usuários pareciam ser trolls russos.

Ainda segundo Bay, a era Trump influenciou o fandom, porque os temas e mensagens dentro de “The Last Jedi” são os mesmos que em outros filmes de Star Wars: “O discurso político divisivo do período de estudo e os meses que o antecederam provavelmente estimularam esses fãs com um tipo particular de mensagem política que está em conflito direto com os valores apresentados em ‘The Last Jedi'”, escreveu.

Na segunda-feira, o próprio Rian Johnson twittou um link para a pesquisa, dizendo que o estudo descrevia muito bem sua experiência de ataques online:

A análise completa da pesquise de Bay, você pode conferir aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link