Facebook adiciona inteligência artificial para melhorar recursos do Marketplace
Rede social está adicionando sugestões de preços e auto-categorização para facilitar a venda, além de recursos para recomendações de produtos
O Facebook está implantado novos recursos de inteligência artificial em sua plataforma de Marketplace. Com isso, a rede social diz que está adicionando sugestões de faixa de preço e características de auto-categorização para facilitar a venda, além de testar recursos da câmera que usariam IA para fazer recomendações de produtos.
Automatizar sugestões de preços e categorização, no entanto, não é exclusivo do Facebook. O eBay, por exemplo, introduziu no começo deste ano um recurso em seu app que preenche suas listagens por você, usando tecnologias como dados estruturados e análise preditiva.
No caso do Facebook, a empresa diz que será capaz de categorizar itens com base na foto e na descrição, e sugerir uma faixa de preço para os fornecedores escolherem. De acordo com a empresa, quando esse recurso de sugestão automática é ativado, é menos provável que os vendedores abandonem suas listagens. A inteligência artificial também será usada para outros recursos, como melhorar automaticamente a iluminação de imagens enviadas por vendedores, e para detectar e remover conteúdo impróprio.
O Facebook também lançou novas classificações de compradores e vendedores, nas quais as pessoas podem avaliar sua experiência e deixar comentários. A empresa tem planos de transformar o Marketplace em mais uma ferramenta de descoberta para encontrar coisas que você quer comprar usando sua câmera do smartphone. Assim, o usuário poderia apontar a câmera do smartphone para algo que gosta, como os fones de ouvido de um amigo, ajustar a foto e, em seguida, o Marketplace procuraria por itens semelhantes em suas listas.
Esse tipo de tecnologia de busca visual também é comum entre os concorrentes, incluindo o eBay novamente, o Pinterest e até mesmo o Google – os planos do Facebook para o Marketplace, aliás o colocam em concorrência direta com o Pinterest. Entre as novidades planejadas, a plataforma pretende usar IA para ajudar as pessoas com projetos de casas e decorações.