Com lixo reciclado da Eslovênia, Ecologistas Sem Fronteiras criam a fonte mais limpa do mundo
Nova tipografia recria letras do alfabeto à partir de pneus, garrafas, cabos e até arados de terra
A Futura DDB e o Ecologistas Sem Fronteiras anunciaram recentemente a criação da Fonte Mais Limpa do Mundo, tipografia que é formada inteira por materiais reciclados. Recriado à partir de lixo, o alfabeto foi inventado para servir de lembrete de que todo material considerado como dejeto pode ser redirecionado a novos fins, incluindo aí arte.
A ideia surgiu durante uma ação do Ecologistas Sem Fronteiras na Eslovênia, onde um grupo de voluntário aproveitou toneladas de materiais acumulados como pneus, extintores de incêndio vazios, garrafas, cabos e até mesmo arados de terra para recriar as letras do alfabeto usado na eslovênia. À partir daí a organização fez uma vetorização online da nova tipografia, afim de disponibilizar na internet a fonte para que qualquer pessoa interessada em escrever para chamar a atenção para a questão da reciclagem possa usá-la. O vídeo case abaixo resume o processo de confecção da fonte, confira.
https://www.youtube.com/watch?v=ZxQPsjxK6Bw
“Nós queremos encorajar as pessoas a aprender e entender a importância do comportamento correto perante a natureza e o descarte adequado” afirma Urša Zgojznik, presidente do Ecologistas Sem Fronteiras, sobre o projeto; “Agora nós podemos finalmente escrever e enviar uma mensagem limpa para o mundo já que há lugares mais apropriados para o lixo além da natureza” ele continua.
Você pode baixar e utilizar gratuitamente a Fonte Mais Limpa do Mundo aqui.