Facebook testa ferramenta que permite saber sua localização através de dados do Instagram
Novo recurso seria utilizado pela plataforma para veicular anúncios baseados no lugar onde você se encontra no momento
Pode ser uma incrível coincidência, mas após a saída dos cofundadores do Instagram do negócio, o Facebook começou a testar um novo recurso de compartilhamento de localização que o ajudaria a usar os dados de localização da rede social de fotos para usar como quiser, ou seja, basicamente para veicular anúncios baseados na localização de cada um.
Segundo a pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Wong, que descobriu os testes, o recurso enviaria ao Facebook seus dados de localização coletados do Instagram, mesmo quando você não estiver usando ativamente o aplicativo.
Leia abaixo a descrição completa da ferramenta:
“O Histórico de Localização é uma configuração que permite ao Facebook criar um histórico de locais precisos recebidos por meio dos Serviços de Localização no seu dispositivo. Quando o Histórico de Localização está ativado, o Facebook adiciona periodicamente seu local exato atual ao seu Histórico de Localização, mesmo que você saia do aplicativo. Você pode desativar o Histórico de Localização a qualquer momento nas Configurações do aplicativo.
Quando o Histórico de Localização está desativado, o Facebook parará de adicionar novas informações ao seu Histórico de Localização, que você pode visualizar nas Configurações de Localização. O Facebook ainda pode receber sua localização precisa mais recente para que você possa, por exemplo, postar conteúdo que esteja marcado com sua localização. O Histórico de Localização ajuda você a explorar o que está ao seu redor, obter anúncios mais relevantes e ajuda a melhorar o Facebook. O Histórico de Localização deve estar ativado para que algum recurso de localização funcione no Facebook, incluindo Localizar Wi-Fi e Amigos Próximos.”
Em resumo, o novo recurso usa o Instagram para obter seus dados exatos de localização GPS e enviá-los para o Facebook, onde eles são exibidos através do seu Registro de Atividades do Facebook, que mapeia os locais onde você vai.
Os testes foram confirmados pelo Facebook em declaração ao TechCrunch. Se a empresa de fato transferir esse “recurso” para todos os usuários, as pessoas poderiam bloqueá-lo desativando o acesso do Instagram aos dados de localização no seu dispositivo Android ou iOS, mas, com isso, você estaria bloqueando a capacidade de marcar postagens do Instagram por localização.