Nos Estados Unidos, Waze expande sua versão para caronas em todo o país
Depois de dois anos de seu lançamento no país, Waze Carpool ganha apoio de empresas como a Amazon para sua expansão
O Waze anunciou nesta quarta-feira, a expansão do seu Waze Carpool nos Estados Unidos, o aplicativo que permite que os motoristas ofereçam caronas para pessoas que estejam viajando em uma rota semelhante.
Lançado em 2016 na área da baía de São Francisco, o Waze Carpool expandiu sua atuação para cinco outros estados dos EUA, mas ficou nisso. A aposta, então, foi oferecer o serviço em outros lugares, como Israel, que aderiu muito bem ao app. Já no Brasil, o serviço chegou em agosto deste ano com a promessa de melhorar a mobilidade urbana em grandes centros como São Paulo.
O interessante das novidades anunciadas do aplicativo é que ele se apoiará em parcerias com outras empresas de tecnologia para poder crescer rapidamente. A partir de hoje, 10 de outubro, o serviço estará disponível , por exemplo, no Amazon Fulfillment Center, permitindo que os funcionários da Amazon participem usem o app para irem e voltarem do trabalho juntos.
Outras parcerias ainda incluem prefeituras de cidades, empresas, agências de trânsito e organizações cívicas.
A empresa diz também garantiu que deseja alavancar sua “tecnologia de roteamento superior” para ajudar os passageiros a ocuparem os lugares vazios de seus carros e, no processo, reduzir o número de automóveis na estrada.
Atualmente, o Waze Carpool conta com uma comunidade de 100 milhões de usuários mensais ativos. O app permite que os motoristas escolham seus companheiros de carona. A empresa diz que os “melhores matches”, aqueles são os mais próximos a uma rota preferencial ou a um colega de trabalho, por exemplo, aparecerão no topo da lista, e o pagamento será processado dentro do aplicativo.
O sistema de caronas é diferente de outros aplicativos, como o Uber, pois não oferece m serviço nem gera lucro. Mas o Waze Carpoll tem semelhanças com o BlaBlaCar, já bastante utilizado no Brasil.