Facebook inaugura "war room" de combate às fake news, mas pouco sabemos sobre sua real eficácia

Facebook inaugura “war room” de combate às fake news, mas pouco sabemos sobre sua real eficácia

Sala parece promissora, mas continuamos ouvindo da empresa explicações rasas sobre trabalho automatizado enquanto o caos só aumenta

por Soraia Alves
facebook-fake-news

O jornal inglês The Guardian conheceu a nova “war room” que o Facebook inaugurou como sendo mais um de seus esforços no combate às fake news. Mas, mesmo com a visita de grandes mídias, não está claro qual será a real eficácia do projeto.

Desde 2016, o Facebook tem intensificado suas ações voltadas para o combate de notícias e informações falsas, principalmente as de âmbito político. Mas, como bem temos acompanhado, parece que esses esforços ainda são um tanto insignificantes, e em grande parte focados na questão dos anúncios na plataforma.

O novo espaço do Facebook fica em sua sede, em Menlo Park, e conta com engenheiros, cientistas de dados, investigadores e outros especialistas que integravam 20 equipes diferentes na empresa e agora colaboram recentemente na chamada “sala de guerra”, termo muito utilizado em campanhas políticas. Mas qual é o projeto que corre ali dentro, quais ações são colocadas em prática para diminuir a propagação de desinformação, nada disso foi explicado.

A coletiva de imprensa forneceu informações mínimas sobre as estratégias e impactos específicos do Facebook quando se trata de combater às fake news, ainda que a empresa “esteja ansiosa” para demonstrar publicamente que está levando a sério esse assunto.

A novidade também é lançada pouco tempo antes das próximas eleições nos Estados Unidos, que acontecerão no próximo dia 06 de novembro para renovar (ou não) o congresso norte-americano. Ainda assim, a sala parece ser uma ferramenta que pensa mais na próxima eleição presidencial do país, em 2020, que na atual.

O problema em relação às fake news não é novo e é sério, atingindo principalmente Facebook e WhatsApp. Na Índia, notícias falsas levaram à violência e linchamentos. Em Mianmar, uma explosão de fake news mesclada a muito discurso tem contribuindo para o genocídio de membros da minoria muçulmana rohingya. Nos Estados Unidos, as mentiras são propagadas principalmente por grupos americanos de ódio e ativistas de extrema direita.

No Brasil o caos não é menor. Uma das poucas informações reveladas pelo Facebook sobre sua “war room”, por exemplo, trata-se da eliminação da circulação de uma notícia de que o segundo turno das eleições havia mudado a data. O Facebook, inclusive, chama a nossa atual situação de “desinformação desenfreada”.

Um estudo destacado pelo The Guardian aponta que de 50 imagens políticas mais amplamente compartilhadas no WhatsApp no ​​período que antecedeu a eleição no Brasil, apenas 8% foram consideradas totalmente verdadeiras, com o restante sendo falsas, enganosas ou infundadas. Houve também um problema crescente de vídeos noticiosos falsos, que não enfrentam o mesmo escrutínio dos artigos.

Perguntada como o Facebook tem medido o sucesso da checagem dos fatos e se a empresa tem novos dados sobre sua eficácia, Katie Harbath, Diretora de Política Global e Divulgação do Facebook disse ao Guardian que essa é “uma peça do quebra-cabeça” e citou “trabalho automatizado”. Continuamos na mesma!

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link