Web Summit 2018: Como serão as marcas Top of Mind em 2050?
Sairah Ashman encanta audiência do evento com palestra sobre o papel das marcas nos dias de hoje
LISBOA – Sairah Ashman, da Wolff Ollins, acabou de encantar uma plateia lotada com sua visão sobre o papel das marcas nos dias de hoje.
De forma bem resumida, ela mostrou que nestes tempos em que as pessoas estão em busca de pertencimento e significado, as marcas bem-sucedidas estarão provavelmente em uma das 3 categorias abaixo:
- Marcas como ideologia: são aquelas que assumem um ponto de vista que mora em sua essência e o trazem à tona. Pense em Chipotle e ingredientes frescos, em Patagonia e a busca por uma vida mais nature-friendly e ecologicamente responsável.
- Marcas como sistemas operacionais humanizados: pense em como a Amazon está mudando o dia a dia das pessoas – sua forma de comprar, ouvir música, consumir conteúdo. A Gatebox, no Japão, é outro exemplo./
- Marcas como espaços físicos que criam comunidades: pense no que a Apple está fazendo com as suas lojas. Além de incrementar a experiencia dos consumidores com os produtos, as lojas tambem estão virando espaços de convivência.
Ela também falou que dentro de cada uma destas caixinhas, as marcas passam por um processo de se apropriar de um território, depois ressignificar este espaço em benefício próprio, e por fim ceder seu controle pra que o consumidores possam verdadeiramente integrá-las à cultura.
Taí um ótimo road map pra gente se inspirar ;-)