Ava DuVernay assina acordo de exclusividade para podcasts com Spotify
Diretora e coletivo Array se juntam ao portfólio de parcerias da plataforma
O Spotify não para de firmar acordos de exclusividade com grandes nomes e celebridades para engordar seu catálogo de podcasts originais. O nome da vez é Ava DuVernay, diretora bastante celebrada por “Selma” que junto do coletivo de mídia Array firmou parceria com o serviço de streaming para a produção de programas roteirizados e não roteirizados com a Gimlet.
O anúncio da vez não oferece detalhes sobre o que DuVernay e a Array vão fazer exatamente dentro do Spotify, mas como todos os outros nomes recrutados o que parece importar para a companhia é a adição de mais um nome de peso a seu elenco de exclusivos. Só no último nome o Spotify conseguiu nomes e marcas como Joe Rogan, o príncipe Harry e Meghan Markle, Kim Kardashian, a DC Comics e até mesmo League of Legends para produzir programas com exclusividade para sua plataforma, além de ter inaugurado com algum sucesso a parceria com a Higher Ground com o podcast de Michelle Obama.
A aposta, como sempre, consiste na ideia de que quanto mais celebridades e marcas o Spotify tem mais chances de manter e aumentar sua base de assinantes pagos, além de centralizar o mercado de anunciantes dentro da companhia. Há quem já olhe com temor, porém: uma análise de Citi liberada na semana passada já aponta que a estratégia da empresa pode não estar dando certo, relatando que “a cadência do grosso de adições de assinaturas Premium durante o 3° trimestre de 2020 e os dados de downloads dos aplicativo durante o último trimestre não mostram qualquer benefício material dos investimentos recentes” no mercado.
Considerando ainda o reforço dos investimentos de gigantes como a Amazon e o Google na área e que a Apple agora também pode estar planejando uma assinatura premium voltada a podcasts, o Spotify com certeza tem muito a lidar no momento.