Nabisco refaz embalagem da Barnum’s Animals depois de protestos da PETA
Novo visual é anunciado meses depois do fim do Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, principal empresa de circo que ainda usava animais exóticos no picadeiro
Se você já viu o musical “O Rei do Show”, provavelmente sabe quem é P.T. Barnum. Um dos principais nomes na criação do conceito do circo, o empresário na vida real foi uma figura bem mais cruel que o que sugere a versão bonitinha do filme estrelado por Hugh Jackman, capitalizando em cima da exploração de indivíduos que não se encaixavam nos padrões sociais e de animais aos quais não hesitava despejar quaisquer níveis de agressão.
Ainda que o circo tenha conseguido se desvencilhar desta imagem negativa à partir da implementação de diversas reformulações e regulações, o legado negativo de seu criador continuava presente na sociedade graças à embalagem da Barnum’s Animals, famosos biscoitos da Nabisco que mantinham na capa a imagem de animais exóticos presos desde sua criação em 1903. A permanência de uma representação tão agressiva foi por anos motivo de protestos contra a empresa por parte da PETA, que clamava por um esforço de rebranding por parte da fabricante.
Se até então a questão era difícil de ser justificada, ela só ficou mais delicada para a fabricante quando no ano passado o Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, a organização circense fundada por Barnum, anunciou o fim de suas atividades depois de uma crise de custos e o auge de uma longa batalha contra grupos ambientais.
Os pedidos da PETA e todos estes outros grupos, porém, acabaram de ser atendidos, pois o produto enfim vai ganhar uma nova embalagem. Dona da Nabisco, a Mondelez International anunciou essa semana que vai mudar o visual comercial do Barnum’s Animals, libertando os animais da capa em um ambiente propício (ou condizente) com sua origem. Confira abaixo o novo design do produto.
Em comunicado liberado à imprensa, a representante da Mendelez International Kimberly Fontes afirma que a reformulação visual do produto foi decidida por questões de pura atualização: “Com mais de 115 anos de idade, os biscoitos do Barnum’s Animals são uma das marcas mais velhas de nosso portfólio. Por toda a nossa história, nós compensamos e evoluímos nosso design clássico para chamar a atenção a temas importantes envolvendo animais e o meio-ambiente. Para fazer com que a marca mantenha-se relevante pelos próximos anos, nós sentimos que esta era a hora certa para promover a próxima evolução do design, agora mostrando os animais em seu habitat natural”.
Embora nenhuma participação da PETA com o redesign da marca tenha sido divulgada pela Nabisco ou a Mendelez, a organização respondeu o anúncio do novo visual com uma celebração. “A nova caixa do Barnum’s Animals reflete perfeitamente o quanto nossa sociedade não tolera mais o aprisionamento e acorrentamento de animais selvagens para shows de circo” declarou o vice-presidente da ONG Tracy Reiman; “A PETA está celebrando este novo design, assim como nós celebramos o fim do circo do Ringling Bros. e a introdução de banimentos a circos baseados em animais nos Estados Unidos”.