Conheça Bulambuli Valley, o Vale do Silício de Uganda
Pra quê 'hamburgueria disruptiva' quando se tem um projeto melhor para apoiar?
Sempre que alguém fala em inovação e tecnologia, um dos primeiros nomes que aparecem em nossas cabeças é o do Vale do Silício, nos Estados Unidos, certo?
Para tentar atrair a atenção do mundo e buscar investimentos para projetos extremamente importantes (veja o vídeo acima que você vai entender), o Vale de Bulambuli, em Uganda, conseguiu brincar com o Vale americano e ao mesmo tempo mostrar o quanto eles precisam de apoio.
Com brincadeiras de ovos produzidos em impressoras 3D chamadas de galinhas, o vilarejo consegue provar para quem está assistindo que a comunidade é repleta de empreendedores que eles também ralam muito para conseguir sobreviver.
Produzido pela agência italiana DUDE, a campanha “Communities for Development” foi lançada em julho tem como objetivo lembrar que a África precisa de constante ajuda assim como as diversas empresas e startups presentes no Vale do Silício.
Sem verba para contar com o apoio de uma agência de relações públicas para a divulgação da mensagem, a agência criou uma série de vídeos que foi direcionada para grandes nomes mundiais como Bill Gates e Elon Musk para tentar ganhar cada vez mais espaço na mídia. Resumo da ópera: em duas semanas o projeto conseguiu atingir o primeiro objetivo no Indiegogo a US$15.000, que serão destinados para a construção de cinco novas ‘startups’ no vilarejo.
E falando em crowdfunding, aí entra outro ponto bastante divertido da campanha: dependendo do valor doado, você receberá como recompensa desde um vídeo personalizado de agradecimento como também poderá dar nome a uma galinha ou vaca de Bulambuli.
Enquanto alguns criam campanhas para arrecadar dinheiro para hamburguerias ‘inovadoras’, esse é o tipo de projeto que realmente precisa de apoio para sobreviver.