Combate às fake news: Facebook e Google se unem ao “Trust Project” para verificação de notícias reais
Páginas e sites deverão atender a um conjunto de indicadores para mostrarem que são confiáveis
O grande fluxo de notícias falsas que rola pela internet fez com que Facebook e Google se preocupassem em desenvolver um mecanismo de verificação de artigos reais, a fim de garantir o consumo de material de qualidade pelo público.
Assim, as empresas anunciaram uma parceria com o “Trust Project”, uma iniciativa do Centro de Ética Aplicada da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, que analisa e identifica as páginas que apresentam conteúdos confiáveis.
A partir de agora, as duas empresas seguirão um conjunto de indicadores criado pelo “Trust Project” e que informa detalhes sobre a página ou site em questão.
Para o Facebook, um novo botão já está sendo testado para as páginas. Ele funcionará como um tipo de verificação para que os usuários saibam através do histórico e das práticas da página em questão, que as matérias e artigos ali presentes são de confiança ou não.
Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg declarou que os usuários devem ter acesso às informações que podem ajudá-los a avaliar se os artigos que estão lendo são confiáveis ou não, e que é obrigação da empresa trabalhar para reforçar o compartilhamento de notícias reais na plataforma.
Já para o Google, a mudança vem na área de pesquisas de seu buscador, que dará destaque para os sites que atenderem aos indicadores do “Trust Project”.
Isso exigirá que os sites que desejam aparecer nas primeiras colocações da busca do Google deixem claro sua credibilidade em seu próprio código-fonte.