Shadow Wi-Fi, uma ação para a prevenção do câncer de pele que faz as pessoas ficarem na sombra
Além de passar protetor solar, um dos jeitos de se prevenir é ficar na sombra, e essa ação ajuda as pessoas a lembrarem disso
Demorei alguns anos, mas finalmente consegui inserir o protetor solar de vez no meu cotidiano. Tenho potinhos de protetor no banheiro, na mesa do escritório, na bolsa, na mochila de trabalho e no carro, para não ter a desculpa do ‘esqueci’ de passar.
No entanto, além do uso consistente de protetor solar, uma das formas de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol em horários em que os raios são mais danosos à pele, normalmente entre as 10:00 e as 16:00. Procurar por ambientes com sombra ou carregar alguma sombra consigo, seja usando um guarda-sol ou um chapéu, são boas opções, mas muitas pessoas se esquecem disso.
Para lembrar desse cuidado, a agência Happiness Brussels criou a “Shadow Wi-Fi”, uma ação que oferecia acesso Wi-Fi gratuito nas praias, mas apenas na área sombreada. Uma câmera acompanhava a direção do sol, para saber onde a sombra seria projetada, e um roteador direcional fazia com que a conectividade só funcionasse onde não havia sol.
Parte dos esforços de conscientização da “Liga Contra el Cancer” do Peru, a ação deu tão certo que deve ser expandida internacionalmente dentro dos próximos meses, devendo chegar a localidades na Nova Zelândia e em São Francisco, nos EUA.