“young, gifted and black”: projeto de fotografia quer criar um banco de imagens só de mulheres negras
Iniciativa conta com colaboração do público via Catarse
O “young, gifted and black” é um projeto criado por duas jovens amigas que se incomodaram com a falta de representatividade da mulher negra na publicidade. Das campanhas que trazem imagens de mulheres, apenas 21% contam com mulheres negras. Na publicidade de redes sociais como o Facebook, então, esse número cai para 16%.
Com a intenção de mudar esses dados, o projeto pretende criar um banco de imagens só com fotos inspiradores de mulheres negras. Os ensaios também feitos por fotógrafas negras serão priorizados.
O nome “young, gifted and black” é baseado em uma música da cantora Nina Simone, que relata o que é ser “jovem, talentoso e negro”. A canção foi considerada um dos hinos do movimento negro durante o período da luta pela igualdade de Direitos Civis nos Estados Unidos.
Inicialmente, o banco terá 21 fotos, seguindo a lógica de uma teoria que diz que uma pessoa demora 21 dias para mudar um hábito. Assim, cada foto representará um dia de um novo hábito: o de ter mulheres negras em mais espaços.
As idealizadoras do projeto estão tentando levantar o orçamento, que inclui detalhes como cachê das modelos e das fotógrafas, via Catarse. Para saber mais e ajudar, é só clicar no link.