YouTube Gaming finalmente será desativado esta semana
Plataforma encerrará o aplicativo ainda este mês, após uma longa enrolação
Em 2018, o YouTube anunciou que fecharia definitivamente o aplicativo YouTube Gaming. Na época, a empresa que pertence ao Google afirmou que estava trabalhando em uma forma mais moderna e coerente para se relacionar com o público gamer, que já representa uma parcela imensa na plataforma.
Após alguns meses, o app finalmente tem data para ser tirado do ar: até o fim de maio de 2019. A busca por uma forma aprimorada de se relacionar com o nicho gamer partiu de uma confusão gerada pelo app nos gamers da plataforma. O fato é que toda a parcela gamer do YouTube já utilizava a plataforma comum para produzir e consumir conteúdo relacionado a jogos, e a criação de uma seção específica para isso acabou não tendo a adesão esperada.
Agora, ao acessar a página do YouTube Gaming, os usuários encontrarão um texto explicando a situação e redirecionando para uma página dentro do YouTube convencional, mesclando todo o conteúdo disponível no YouTube. “Nós lançamos o YouTube Gaming como um aplicativo independente para gamers, e testamos algums novos recursos baseados no feedback da comunidade gamer”, afirma um trecho.
O YouTube Gaming foi lançado em 2015 e foi uma aposta da plataforma para adentrar o mercado hoje dominado pelo Twitch, que transforma o ato de jogar e assistir em uma experiência mais imersiva e interativa. O projeto, porém, não decolou como era esperado. O Google possui planos para tentar, de outras maneiras, atingir melhor esse público, mas ainda não apresentou planos concretos para o futuro.