Porque os projetos de mídias sociais falham?
Mesmo focada apenas na Europa – precisamente em 12 países – uma pesquisa realizada pelo instituto alemão Brand Science pode prover alguns insights importantes.
Nos últimos 7 meses, eles acompanharam diversos projetos de mídias sociais voltados para o mercado Europeu, em busca de entender porque a maioria deles parece não atender as expectativas. Nem da agência, muito menos do cliente.
O estudo está resumido na apresentação abaixo. Mas os pontos principais são:
– 81% das empresas pesquisadas não possui uma estratégia clara de mídia sociais
– 73% dos projetos de mídias sociais precisaram demonstrar retorno financeiro depois de apenas 12 meses
– 72% acreditam que mídia social precisa ser viral
– 68% desconhecem a regra 90-9-1 na internet, que diz: 90% da pessoas são apenas consumidoras de conteúdo (não contribuem), 9% edita ou modifica conteúdo e apenas 1% cria conteúdo.
– 84% medem a performance de um projeto de mídias sociais com métricas tradicionais
– 37% acham que mídia social significa compra de mídia
– E apenas 11% possui um guideline de social media
Um ponto especial fala que 53% das empresas caem na armadilha-geek, mostrando o “Second Life” como exemplo. Você deve se lembrar dessa época.