Instagram anuncia Threads, aplicativo de mensagens que é sua versão do Facebook Messenger
Derivado aposta na maior possibilidade de interações do usuário com seus amigos mais próximos, mas já conta com problemas básicos de privacidade
O Instagram anunciou hoje (3) o lançamento global do Threads, seu aplicativo derivado cujo foco é a troca de mensagens privadas entre amigos. É isso aí: o Insta agora tem um Messenger para chamar de seu.
A exemplo do app de mensagens do Facebook, o Threads serve para o usuário conversar com amigos próximos e permite que se compartilhe fotos, vídeos e mensagens com rapidez para a “lista verde” de melhores amigos do Instagram. São três funções básicas que movem a plataforma: a câmera, que serve como tela inicial e ao contrário do Instagram não conta com opções de filtro; a caixa de entrada, cujo funcionamento é parecido com a seção de amigos do app mãe, mas limitado aos melhores amigos; e a página de status, que lembra a dinâmica do Orkut ao trazer um quadro de atualizações de status, com direito a emojis e frases pré-preparadas pela plataforma.
A seção de status é também a parte mais polêmica do Threads pois há uma função no aplicativo que permite que a página seja atualizada automaticamente com dados de geolocalização fornecidos pelo smartphone do usuário – o que soa um tanto problemático vindo de uma empresa cuja dona acaba de passar por um dos escândalos de privacidade mais preocupantes dos últimos anos.
Não ajuda muito também o grau de informações a serem utilizados pelo app. Junto de localização, itens como movimento, nível da bateria do celular e a qualidade da rede serão pedidos pela plataforma para manter a página devidamente em dia aos colegas.
No anúncio, o Instagram afirma que a nova rede social não armazenará dados de localização, mas apenas usará estes registros para dar contexto de como anda a vida da pessoa e deixará disponível este status aos amigos selecionados para a lista do aplicativo principal.
Para além das questões mais graves de privacidade, o Threads é um novo esforço do Instagram para sublimar a concorrência do Snapchat, que nos últimos anos assumiu justamente a posição de app de mensagens para amigos próximos. O novo aplicativo também sucede o fracasso do Direct, outro derivado focado em mensagens que a companhia criou em 2017 e fechou em maio deste ano.
O Threads já está disponível em todos os países onde o Instagram atua, tanto para usuários do iOS quanto do Android.