Moderação de conteúdo do YouTube aumenta dependência em inteligência artificial durante crise do coronavírus
Empresa alerta que número de más avaliações deve aumentar nos próximos dias, mas solução é a única capaz de permitir que funcionários do setor fiquem em casa durante a pandemia
Com a pandemia do coronavírus forçando populações inteiras a ficar em casa, é apenas natural que a dinâmica interna de grandes companhias passe por ajustes temporários para manter o negócio rodando. No caso do YouTube, a crise significa mudanças fundamentais na forma como se dá a moderação do conteúdo na plataforma, incluindo aí o reforço do uso de inteligência artificial no departamento.
A medida está sendo tomada por conta da ausência de funcionários nos escritórios de moderação, mandados para casa no fim da última semana justo para limitar a disseminação do vírus. Como o trabalho envolve um alto controle sobre dados cruciais da plataforma e a forma como os moderadores operam (seja internamente ou por terceiros), o home office não é uma opção – e aí que a IA entra para “suprir” a questão.
Isso não significa que não haverão efeitos na dinâmica atual de controle de conteúdo na rede social. Em seu blog oficial, o YouTube confirma que já espera que o número de erros de avaliação aumentem nos próximos dias, incluindo aí a remoção de vídeos mesmo quando estes não rompem com as políticas da companhia. A empresa diz que vai diminuir o uso de strikes para conteúdos banidos pelo sistema, porém, além de confirmar que a promoção de vídeos pelo site não acontecerá sem uma decisão humana envolvida.
A ação ocorre num momento onde o Google se mostra bastante engajado em ações que impeçam a disseminação do vírus na companhia. A empresa diminuiu a presença de funcionários em suas sedes a partir de grades de trabalho mais espaçadas e aumentou o espaço físico entre os trabalhadores, além de suspender a realização de serviços não críticos.
Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta agora com 234 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus. Segundo médicos e especialistas em saúde, a melhor forma de evitar a doença e suprimir seu contágio é cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao espirrar, evitando aglomerações e o contato com pessoas infectadas, e lavando muito bem as mãos com frequência. No momento, o ideal é evitar sair de casa sem necessidade.