“#FomeDeMc”: McDonald’s foca no desejo repentino por seus lanches em nova campanha
Comercial mostra pessoas se sentindo completamente distantes do momento que vivem por conta de uma vontade súbita de comer no McDonald's
O McDonald’s está estreando hoje (26) o “#FomeDeMc”, sua nova campanha que busca sintetizar visualmente o desejo repentino que o público ora ou outra sente de consumir os sanduíches da marca.
Ao som de uma releitura de “Sealed With a Kiss”, clássica canção dos anos 60 que se tornou um hit no fim dos 80, o comercial de um minuto de duração é pautado basicamente de uma mesma situação repetida em diversos cenários, com pessoas de forma súbita se desinteressando pelo momento que estão vivendo por conta do desejo insaciável de comer um lanche do McDonald’s. Criado pela DPZ&T, o vídeo foi produzido pela Barry Company e conta com direção de João Papa – confira acima.
De acordo com João Branco, CMO do McDonald’s Brasil, a ideia para a peça veio do sentimento quase comum que qualquer pessoa tem quando deseja comer uma refeição muito específica, agora revertido para o meio do McDonald’s: “A gente descobriu que existe um “buraco” no estômago e no coração dos nossos clientes que só Big Mac consegue preencher. Não é vontade de hambúrguer. É #FomeDeMc. É vontade daquele gostinho, daquele cheiro, daquela sensação difícil de explicar e que só tem no McDonald’s, então decidimos celebrar isso.” escreve sobre a campanha ao B9.
Já Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, diz que a escolha por “Sealed With a Kiss” para a peça se deu por conta da inserção do comercial dentro do contexto dos memes das redes sociais, especialmente o “recurso visual de zoom em câmera lenta” e a “trilha completamente ‘estranha’ à situação”: “São recursos dos quais vários memes se apropriaram recentemente. E ‘Sealed With a Kiss’ é a música que passa perfeitamente essa sensação de deslocamento do momento presente, que é estar com a cabeça (e o estômago) em outro lugar.” escreve.
Ainda que a internet se faça presente na concepção, “#FomeDeMc” é a primeira campanha em algum tempo que o McDonald’s opta por dar um enfoque acima de tudo emocional a seus produtos antes de se aventurar pelos memes e as redes sociais, como foi feito em ações recentes envolvendo o Dia dos Namorados, o Spotify, o “Dia Drive” e a promoção de casquinhas a 3 reais. Branco, porém, discorda desta afirmação:
“A gente acredita que toda comunicação do McDonald’s traz um lado emocional. Uma marca tão presente na vida das pessoas carrega um histórico de memórias que sempre é ativado quando o nosso M aparece. Quem não se lembra de uma história que viveu num Mc? Muitas vezes usamos o lado divertido, leve e bem humorado da marca para divulgar nossas novidades. Nesse caso a diferença não foi o tom emocional, mas sim o fato de que não há um novo produto ou serviço.”
Além do comercial, “#FomeDeMc” ainda deve contar com ações localizadas no meio digital.