Facebook trabalha em seção Campus, destinada a estudantes
Retorno às origens pode significar também a reconquista do público mais jovem, que hoje prefere outras plataformas
O Facebook está trabalhando em uma nova seção para seu aplicativo chamada Campus, que será destinada à interação de estudantes. No Campus, o usuário poderá criar um perfil separado do original e, ao registrar informações como seus emails estudantis e ano de formação, ter um feed destinado apenas ao conteúdo da faculdade.
No feed do Campus, o usuário poderá filtrar o conteúdo de acordo com suas turmas ou cursos, além de ter acesso a um chat específico para aquela parte do aplicativo. O teste acontecerá em alguns campus selecionados dos Estados Unidos. Segundo o Business Insider, uma das grandes diferenças é que o Campus não terá eventos ou grupos públicos, já que a plataforma será exclusiva para os estudantes cadastrados e, portanto, separada da rede principal – mesmo que dentro do mesmo aplicativo.
A novidade é interessante por se tratar de um retorno às origens. O Facebook, vale lembrar, começou como uma rede social exclusiva para estudantes de Harvard, tendo como princípio base que, para se cadastrar na plataforma, você precisaria ter um email com o endereço de Harvard. Aos poucos a plataforma expandiu e chegou a outras universidades até que, em certo ponto, Mark Zuckerberg decidiu que o futuro da empresa estava em globalizar o acesso, independente de convites ou matrículas.
Mesmo que seu sucesso se dê muito pelo fato de ter se popularizado entre estudantes, o Facebook, aos poucos, viu esse público procurar outras plataformas. Redes privadas como o WhatsApp – que pertence ao Facebook Group – ou plataformas com propostas diferentes como o TikTok e o Instagram – que também pertence à empresa – se tornaram os principais ambientes virtuais para interação desse público. Com o Campus, então, o Facebook visa reconquistar um nicho que foi tão importante em seus primeiros anos e se popularizar novamente com um público mais jovem.