Agência japonesa fecha acordo com a Toyota para criação de veículo lunar
Modelo transportará astronautas por até 10 mil quilômetros em viagem planejada para 2029
A Toyota e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) fecharam um acordo para desenvolver um veículo para inclusão em uma missão lunar de 2029. A parceria já estava combinada, mas só agora as duas empresas selaram o acordo oficialmente e começaram a divulgar informações sobre o planejamento para a construção do modelo.
De acordo com o TechCrunch, cada ano da parceria terá um foco em uma diferente fase do desenvolvimento do protótipo. Em 2019, o projeto será totalmente dedicado a identificar as necessidades técnicas para a realização do projeto; em 2020, o objetivo será montar e testar partes do veículo e as unir no primeiro protótipo do veículo; e finalmente em 2021, os veículos poderão ser testados para avaliar se o projeto está pronto para ser transformado em realidade.
O veículo transportará os astronautas por mais de 10 mil quilômetros, utilizando um sistema de recarga por energia solar e células de combustíveis. De acordo com a Toyota, o tamanho do veículo equivale a dois micro-ônibus e possui 6 metros de comprimento, 5 de largura e um pouco menos de 4 metros de altura.
Foi divulgado também um vídeo que mostra o visual do modelo e como ele servirá para o trabalho dos astronautas que irão à Lua na missão de 2029, confira acima. O projeto de 2029 não é o primeiro da JAXA para idas à Lua. A maioria das missões, porém, é baseada em viagens não-tripuladas, apenas com veículos autônomos que registram a superfície lunar e trazem amostras. A parceria com a Toyota, portanto, é um passo importante para que a JAXA finalmente possa levar astronautas japoneses à Lua.