Facebook promete doar US$ 300 milhões para ajudar jornalismo
Iniciativa não é novidade, já que há quase um ano o Google também prometeu o mesmo investimento para a imprensa ao longo de três anos
Na onda de mostrar sua preocupação com as fake news, o Facebook prometeu doar US$ 300 milhões para apoiar o jornalismo nos próximos três anos.
A iniciativa de Mark Zuckerberg, porém, não é nada inovadora. Há quase um ano, o Google anunciou que também gastaria US$ 300 milhões em três anos para apoiar o jornalismo. Segundo o Facebook, tanto a iniciativa quanto os valores são apenas coincidência.
O foco do Facebook é o investimento em jornalismo local, reservando apoiando “programas de notícias, parcerias e conteúdo”, de acordo com seu comunicado. O dinheiro incluirá uma dotação de US$ 5 milhões para um novo programa chamado “Bringing Stories Home”, US$ 2 milhões para o Report for America para apoiar redações locais dos Estados Unidos e US$ 1 milhão para o American Journalism Project, outro projeto filantrópico para apoiar o jornalismo local.
Como ressalta um artigo do Recode, Facebook e Google dominam o mercado de anúncios online, o que torna muito difícil para a maioria dos veículos digitais ganhar dinheiro com seus próprios anúncios. Assim, a menos que essas empresas estejam dispostas a gastar muito mais do que prometeram, pouca coisa muda.
De qualquer forma, algum dinheiro é melhor que nada.