Apple deixa de rodar aplicativos internos do Facebook em dispositivos iOS
A Apple revogou o certificado de distribuição do Facebook alegando que a plataforma violou o acordo que dá direito ao certificado
Segundo informações do The Verge, a Apple passou a impedir que aplicativos internos do Facebook rodem em dispositivos iOS. De acordo com a fonte do site, tanto versões anteriores quanto atuais do Facebook, Instagram, Messenger e outros aplicativos pararam de funcionar no iOS.
A medida seria uma resposta à notícia de que o Facebook usou o app Facebook Research para monitorar os celulares de jovens entre 13 e 25 anos, a fim de criar relatórios para a própria empresa. Tudo isso em troca de uma mensalidade bem simbólica, de US$ 20,00.
Em declaração ao Recode, a Apple disse que o Facebook estava em “clara violação de seu acordo com a Apple”, e “qualquer desenvolvedor que viola o acordo tem seus certificados de distribuição revogados”. Segundo a empresa, essa é a sua medida para proteger os usuários e seus dados.
Esse é mais um problema na lista dos já inúmeros do Facebook. A revogação de um certificado não só impede a distribuição de aplicativos no iOS, mas também que os apps funcionem. E os aplicativos internos da mesma organização ou desenvolvedor podem estar conectados a um único certificado.
A empresa de Mark Zuckerberg ainda se manifestou em relação à atitude da Apple.