Facebook testa nova forma de cobrar por anúncios em vídeo
E quem publica vídeos poderá receber uma parte dos lucros no futuro
O Facebook alterou esta semana algo além do seu logotipo. A rede social está testando uma nova maneira de cobrar por anúncios em vídeo. Enquanto a maneira convencionar é cobrar quando um vídeo patrocinado aparece na timeline, mesmo que o usuário apertasse o play ou não, o novo método proposto pelo Facebook é de realizar a cobrança apenas quando um vídeo for tocado por pelo menos 10 segundos.
A alteração, por enquanto, está acontecendo apenas em um grupo de anunciantes em testes do Facebook, assim como a maioria das novidades implementadas no site. Se for bem recebida, este novo tipo de cobrança será ativado para todos os anunciantes – e eles poderão escolher entre o novo método ou o antigo. A novidade chegou um dia depois do Facebook divulgar mudanças em como interpreta a visualização de um vídeo por usuários.
Junto com a nova maneira de cobrar pela visualização de vídeos, o Facebook também revelou que poderá dividir os lucros deles com certos criadores de conteúdo. Empresas que produzem e publicam seus clipes na rede social como a NBA, Fox Sports, Tastemade e Funny or Die, são algumas das primeiras que receberão os dividendos.
Este modelo também está em fase de testes e usa a mesma divisão de lucros que o YouTube: a rede social vai ficar com 45% dos lucros enquanto os criadores ficam com 55%. Os anúncios serão exibidos apenas na sessão “Vídeos sugeridos”, que deve aparecer abaixo dos clipes das páginas. Há um detalhe importante na divisão: se um usuário assistir um anúncio no meio de três vídeos de marcas diferentes, os 55% serão divididos entre essas três marcas de acordo com o tempo que o usuário assistiu cada um dos vídeos – enquanto o Facebook ainda embolsa os outros 45%.
Apesar disso, a divisão é bastante similar ao que já acontece no YouTube, principalmente no esquema de assinaturas paga que o Google já anunciou para o site. Então de uma certa forma é melhor o YouTube começar a pensar em coisas diferentes. O Facebook está lentamente pegando um pedaço do bolo e não deve largar tão cedo.