Twitter lança “Moments” para reunir tweets em torno de eventos
É o Discover do Snapchat com um toque personalizado do Twitter
O Twitter lançou hoje uma novidade que já estava em produção há alguns meses, sob o nome de “Project Lighting”. O novo nome dele é “Moments” e serve para reunir tweets em torno de um assunto que está acontecendo no dia ou de um evento ao vivo. Os tweets podem incluir apenas texto ou fotos e vídeos também.
Quem escolhe o que é exibido em cada um dos momentos é uma equipe de editoria do próprio Twitter e cada um deles só exibe os tweets selecionados por 24 horas. Os tópicos são variados e é possível seguir um deles como se fossem usuários comuns.
A experiência ideal do “Moments”, ao que parece, acontece mesmo em dispositivos móveis e pelo aplicativo oficial do Twitter, onde usuários podem navegar arrastando o dedo para a esquerda e uma barra de progresso no inferior da tela indica quantos tweets ainda faltam. Também é possível ver uma espécie de timeline dos tweets na web, que você pode ver no final desse post.
Assista abaixo um vídeo demonstrando como ele funciona.
New! Find the best of Twitter in an instant with Moments: https://t.co/QAKGUSVBbT pic.twitter.com/KAjfkysVKC
— Twitter (@twitter) October 6, 2015
Quem já é familiarizado com o Snapchat pode notar uma certa semelhança dessa novidade do Twitter com a função “Discover” do aplicativo. Ela é usada por veículos e marcas para publicar snaps que ficam no ar por somente 24 horas. A diferença aqui é que o Twitter está usando conteúdo criado pelos seus usuários.
Embora não tenha anúncios por enquanto, o Twitter também já tem planos de trazer marcas para os “Moments”. A empresa diz que as marcas poderão montar timelines em torno de um assunto ou hashtag específica da mesma forma, com conteúdo de outros usuários, para “contar uma história”. Os primeiros momentos patrocinados devem aparecer nas próximas semanas.
O “Moments”, isso é, a seleção de tweets e dos assuntos que são mostrados a cada dia, está disponível apenas para usuários americanos por enquanto. Mas qualquer um com o link pode acessá-lo e ver os tweets e seguir o momento. Em breve a empresa planeja ampliar sua equipe para curar conteúdo e temas de outros países.
Veja abaixo um exemplo de Moment envolvendo as ilhas Galápagos publicado pelo Twitter.