WhatsApp deixa de funcionar em milhões de smartphones pelo mundo
Cerca de 75 milhões dos 2,5 bilhões de usuários de Android perderam o suporte necessário para fazer o aplicativo funcionar em seu aparelho no último sábado, 1° de fevereiro
O WhatsApp está indisponível para milhões de usuários pelo mundo. O aplicativo de mensagens do Facebook disponibilizou no dia 1 de fevereiro uma atualização que impede modelos antigos de Android e iOS de utilizar o app.
Segundo uma postagem do próprio WhatsApp, o aplicativo passou a só receber suporte para iPhones que tenham iOS 9 ou superior, Android com versões 4.0.3 ou superior e alguns telefones com KaiOS 2.5.1 ou superior (incluindo o JioPhone e o JioPhone 2).
De acordo com uma análise do Google, apenas 0,3% dos 2,5 bilhões de usuários Android possuem um aparelho incompatível com o WhatsApp. O número corresponde a 75 milhões de celulares. Já em relação aos usuários de iPhone com versões excluídas, não há estatísticas liberadas pela Apple. Se o celular estiver incluído na lista de versões de Android e iOS defasadas, mas ainda puder atualizar seu sistema, ele ainda poderá utilizar o WhatsApp, contanto que atualize o app.
A mudança é natural, já que com a constante modernização dos smartphones, o WhatsApp continua implementando melhorias de segurança e layout que, aos poucos, ficam incompatíveis com modelos antigos. O problema é que, com isso, aqueles que procuram um celular “só para usar o WhatsApp” terão uma variedade menor de aparelhos para escolher.