Janelle Monáe é a primeira celebridade a aparecer em um anúncio do The New York Times
Anúncio sobre podcast que aborda a história da escravidão dos EUA vai ao ar durante intervalo do Oscar
No próximo domingo, 09/02, o The New York Times volta a exibir um anúncio em um dos intervalos da cerimônia do Oscar e, pela primeira vez, o jornal traz uma celebridade estrelando a campanha: Janelle Monáe.
A cantora aparece narrando o anúncio para o “The 1619 Project”, um podcast que aborda o impacto da escravidão nos Estados Unidos, lançado pelo jornal no ano passado. Essa é a segunda vez que o NYT apresenta uma propaganda durante a transmissão do Oscar, depois de comprar um espaço durante o Oscar 2017, quando lançou a campanha “The Truth Is Worth It”.
A propaganda, por sinal, não poderia ser mais certeira já que essa é (mais) uma edição do Oscar em que a falta de diversidade entre os indicados levantou questionamentos. Para Amy Weisenbach, chefe de marketing e estratégia de mídia do Times, o Oscar “é uma plataforma tão ampla para contar histórias que tende a desencadear conversas ponderadas sobre nossa cultura em geral. Quando penso no projeto 1619 e no impacto que teve sobre as conversas nacionais, em particular sobre questões raciais, acho que o Oscar fornece um bom cenário para esse debate“, explica.
O Times lançou o The 1619 Project em agosto do ano passado, examinando quando e como os africanos escravizados chegaram às colônias dos EUA há 400 anos e como a escravidão moldou a sociedade americana desde então: “Nenhum aspecto do país que conhecemos hoje foi intocado pela escravidão que se seguiu. A América ainda não era a América, mas esse foi o momento em que começou”, diz Monáe no comercial.
A campanha é criação da Droga5.