Facebook pretende ser 100% sustentável até 2020
Empresa já bateu sua meta de 50% de uso de energias limpas
Parece que a limpeza do Facebook não se limitará à exclusão de páginas que produzem notícias falsas. A rede social anunciou em seu blog que também trabalhará para ajudar na limpeza do meio ambiente. A empresa pretende, até 2020, tornar toda sua estrutura dependente exclusivamente de energia renovável, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 75%.
A empresa consome uma quantidade enorme de energia para garantir que todos os vídeos, fotos e postagens da plataforma estejam sempre online. O Facebook já usou um total de 2,46 milhões de megawatts de horas de energia em 2017, que é o equivalente ao uso de 342 mil lares americanos no período de um ano. Dessa energia, 95% é destinada aos bancos de dados da empresa.
O Facebook já se movimenta para garantir que sua energia venha de fontes limpas. Projetos eólicos e solares, por exemplo, já são um investimento da empresa. Esses projetos representaram 51% de toda a energia usada pelo Facebook em 2017, colocando a companhia à frente de sua meta de 50% de energia renovável. A segunda maior fonte de energia usada pelo Facebook é o carvão, com 18%, seguido pelo gás natural e pela energia nuclear.
Em 2017, o Facebook emitiu 979 mil megatoneladas de dióxido de carbono, que é o equivalente ao produzido por 213 mil carros. É compreensível, portanto, o engajamento da empresa para que suas atividades sejam menos danosas ao meio ambiente. Além disso, o posicionamento do Facebook é importante pelo fato de ser uma das empresas mais influentes do planeta. Em um tempo onde líderes mundiais acreditam em teorias conspiratórias que afirmam que o aquecimento global é uma mentira, ter uma companhia com mais de 1 bilhão de usuários fazendo sua parte pela proteção do planeta é um alívio.