It's War Time

It’s War Time

por Carlos Merigo
It’s War Time

Quando postei sobre a guerra, me declarando ser a favor dela, já sabia que choveriam comentários a respeito. A única coisa que não imaginei é que as pessoas que se dizem pregadoras da paz, fossem partir para a agressão gratuita.

Ao invés de argumentos, preferem xingar e não são capazes de aceitar uma opinião diferente da delas. Que hipócrita não? Aonde está a paz?

Gostaria de deixar bem claro que não sou americanista, nem a favor de Bush, nem a favor de nínguem, simplesmente sou a favor de uma vida digna para o povo iraquiano. E para que isso aconteça, apenas com a saída (ou morte, como queiram) de Saddam Hussein. Ele que é um ditador sanguinário e inescrupuloso (seus filhos são ainda piores), faz seu povo passar fome e mata aqueles que ousam falar alguma coisa contra.

Você usa internet é? Faz protesto quando não gosta de alguma coisa? Faz greve? Então vai fazer isso lá no Iraque pra ver o que acontece.

Enquanto ele e sua família moram em palácios suntuosos, com animais de estimação e tapetes felpudos, as crianças procuram comida no meio do lixo, vivem na lama. Aposto que muito iraquiano está dando graças a Deus que essa guerra esteja ocorrendo, só isso explica o fato de muitos deles terem atirado pedras e até dado chineladas em retratos e quadros de Saddam espalhados pelo país.

É muito fácil pregar a paz quando se vive um cotidiano aceitável, ao contrário do povo iraquiano, que vive subjulgado a Idade Média.

Acho que os protestos deveriam acontecer mesmo depois da guerra. A briga tem que ser para que o Iraque pós-Saddam, seja entregue única e exclusivamente aos iraquianos. E os outros países que limitem a dar ajuda financeira e humanitária para a reconstrução.

Concordo que os EUA não tem o direito de invadir o que quiserem, eles não são os donos do mundo. Porém, tenho que admitir que eles são o único país que tem condições de financiar uma guerra como essa. Também não acho que os EUA são bonzinhos, e foram lá para ajudar o povo sofrido. Claro que eles tem seus interesses, mas já que estão lá, que armaram tudo isso, que façam alguma coisa útil para tirar a população da miséria.

Portanto, chega desse discurso panfletário ultra-nacionalista, um dos sentimentos mais medíocres que existem. Muita gente fala como se o mundo fosse apenas terras divididas em fronteiras imaginárias, onde cada um se vira como pode e passa o tempo brigando como vizinhos descontentes com o barulho alheio.

Quando McLuhan falou da aldeia global, talvez ele tenha esquecido desse pensamento mesquinho do povo, que só sabe viver com as divisões políticas decididas por generais engomados que ficam atrás de uma mesa. Tudo como se fosse: oriente x ocidente, solteiros x casados, camisas x sem-camisas.

Por isso, carrego comigo a frase do imortal Raulzito: “Porque longe das cercas embadeiradas que separam quintais, no cume calmo do meu olho que vê assenta a sombra sonora de um disco voador.”

tags:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link