Maior companhia aérea da América Latina, LATAM Airlines entra com pedido de falência

Maior companhia aérea da América Latina, LATAM Airlines entra com pedido de falência

Grupo busca empréstimo de US$ 900 milhões para atender credores, com processo de recuperação judicial valendo para filiais no Chile, Peru, Colômbia e Equador

por Pedro Strazza
latam
Imagem: Guarulhos SP 02 03 2020-A Latam suspendeu os voos entre São Paulo e Milão, que partiam e chegavam do Aeroporto de Guarulhos. Segundo a companhia aérea a medida foi tomada devido a queda da demanda resultante da propagação do novo coronavírus. Os sete voos semanais para a cidade italiana estão cancelados até o dia 16 de abril.”Estamos observando o cenário desta contingência de saúde pública mundial e a decisão da companhia é baseada, em primeiro lugar, na propagação do vírus na Itália, assim como na queda atual na demanda da rota. A companhia é consciente do problema e espera que a situação se normalize o mais brevemente possível pelo bem-estar e saúde de todos os seus passageiros e tripulantes”, afirmou em nota o diretor-presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier(.fonte Agencia Brasil) foto Jorge Araujo/Fotos Publicas

A LATAM Airlines Group S.A. submeteu à corte judicial de Nova York nesta terça (26) um pedido de recuperação judicial. Companhia aérea com a maior frota e rede de voos da América Latina, a empresa de origem chilena estaria atrás de um plano de proteção contra falência previsto no Capítulo 11 da lei de falências dos EUA, que permitiria a continuidade de sua operação enquanto um plano de compensação a credores é elaborado.

O drama é fruto evidente da pandemia do coronavírus, que forçou a LATAM a paralisar rotas aéreas inteiras devido à crise. Com a maioria dos voos cancelados e uma agenda de operação reduzida, a empresa estaria procurando formas de viabilizar um empréstimo de até 900 milhões de dólares para atender os credores. O Bloomberg relata que o pedido de falência lista 21 bilhões de dólares em ativos, além de 18 bilhões em passivos.

“Circunstâncias excepcionais levaram ao colapso da demanda global e não apenas forçaram a aviação a uma paralisação virtual como mudaram a indústria para o futuro próximo” escreve o CEO Roberto Alvo em um pronunciamento sobre o caso.

De acordo com comunicado oficial da empresa, o processo criado em Nova York afeta os braços do Chile, Peru, Equador e Colômbia, que devem passar por uma reorganização voluntária nas próximas semanas depois de já terem demitido mais de quarenta mil funcionários e cortar 95% de suas operações. Embora as filiais da companhia no Brasil, Argentina e Paraguai não estejam incluída, a LATAM declara que no caso específico do primeiro ela estaria em “discussão com o governo brasileiro sobre os próximos passos e suporte financeiro às operações” para evitar que um pedido de falência similar seja submetido no futuro próximo.

Em resposta ao pedido, o ministério da economia do governo chileno declara que irá avaliar a “conveniência e oportunidade de contribuir ao sucesso do processo da LATAM”.

Este é o segundo caso das últimas semanas em que uma companhia aérea da região da América Latina entra com pedido de falência no âmbito judicial estadunidense. No começo de maio, a Avianca também precisou declarar o mesmo status perante a continuidade da pandemia, com o UOL relatando que a empresa reduziu em até 95% a quantidade de voos e demitiu 1400 funcionários.

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