Facebook amplia opções de manutenção de privacidade na plataforma
"Off-Facebook Activity" dá ao usuário conhecimento sobre quais aplicativos tem acesso à sua conta e informações na rede social, além de permitir que ele desligue esta conexão sem maiores dificuldades
Em busca de novas soluções para seu eterno problema de privacidade na plataforma, o Facebook anunciou nesta terça-feira (28) que vai começar a introduzir a seus usuários a ferramenta de “Off-Facebook Activity”, seção que em teoria dá à comunidade todo o controle sobre o acesso a suas informações pessoais por terceiros.
Anunciado em 2018, a função atua no sentido de permitir ao indivíduo que regule seu histórico na rede social da forma que melhor preferir e será disponibilizado a aproximadamente 2 bilhões de usuários nas próximas semanas, de acordo com o próprio Facebook na divulgação no blog oficial. De acordo com Mark Zuckerberg, o público agora poderá “ver um sumário das informações” que forneceram a cada aplicativo presente na plataforma “e limpá-la da conta se ela preferir”, definindo a novidade como “um novo nível de transparência e controle”.
De acordo com o TechCrunch, o “Off-Facebook Activity” também deve exigir que os usuários façam login de novo na rede social mesmo se já estiverem conectados. A seção não necessariamente limpa o histórico e impede que os dados já compartilhados continuem sendo utilizados, mas quebra a conexão que o perfil do indivíduo pode ter com apps que não tenha consciência de estar fornecendo informações – seu aviso de desligamento de conexão inclusive avisa que ele apenas será desconectado de diferentes aplicativos, mas continuará recebendo anúncios.
Além da ferramenta em si, o Facebook também confirma que passará a introduzir incentivos ao usuário dentro da plataforma para fazer um “checkup de privacidade”, a partir de notificações que levarão o usuário à nova seção. “Isto tornará ainda mais fácil o ato de ajustar quem pode ver seus posts e informações do perfil, fortalecendo a segurança de sua conta por alertas de login e a revisão de informações compartilhadas com aplicativos com os quais você logou no Facebook” escreve Zuckerberg no anúncio.
O Facebook já desde o início do ano tem emitido alertas nas notificações quando o usuário loga sua conta a aplicativos de terceiros, buscando manter o público antenado de todas as autorizações de acesso que faz quando se inscreve em outras plataformas com sua conta da rede social.