Anitta divulga nova música pela Alexa e usuários questionam anúncio na assistente virtual
Apesar de surpreender usuários, desde 2018 Amazon tem estudado estratégias de adicionar anúncios de áudio na assistente virtual
![anitta-alexa-me-gusta](https://assets.b9.com.br/wp-content/uploads/2020/09/anitta-alexa-me-gusta.jpg)
Anitta lançou hoje “Me Gusta”, sua mais recente canção que marca a parceria entre a cantora e a rapper Cardi B. E para divulgar a música, a cantora realizou uma parceria com a Amazon em um anúncio de áudio veiculado pela Alexa.
Basicamente, usuários da assistente virtual que hoje disseram “Bom dia, Alexa”, ouviram como resposta a própria Anitta dando bom dia e divulgando sua música, como mostra o vídeo abaixo:
meu deus a Anitta ta presa dentro da minha Alexa pic.twitter.com/2yfect8u7g
— lucas f (@luquinha) September 18, 2020
A ação, no entanto, não agradou todo mundo justamente por envolver a assistente virtual. Alguns donos de Alexas usaram as redes sociais para reclamar com a Amazon sobre o anúncio, alegando incômodo com a publicidade de áudio em uma assistente pessoal.
Os argumentos usados vão desde “atrapalhar a rotina” – já que muitas pessoas deixam atividades como “ler notícias” programadas ao “bom dia, Alexa”, até a ideia dos anúncios se tornarem diários. O questionamento da maioria é em especial sobre a “publicidade sem permissão”.
Que horror foi esse @amazonBR ? Dei bom dia pra Alexa e apareceu a voz da Anitta! Odiei essa publi sem permissão.
— Regiane Santana (@Cotinhadepano) September 18, 2020
esse lance da alexa e da anitta me deixou assustado, eu sou obrigado a escutar um bom dia desses? nem é pelo lance de ser a anitta, mas quer dizer que todo dia pode ser alguém aleatório que topar pagar?
— Robbie (@eitaroberto) September 18, 2020
Esse é o “problema” de produtos que são muito baratos. Eles precisam se pagar de alguma forma, né?
— Thiago Mobilon (@mobilon) September 18, 2020
Eu não costumo ligar pra ads no geral. Mas em assistente pessoal é um pouco mais delicado, mesmo. https://t.co/ijlCMF982K
A publicidade na assistente virtual realmente pode surpreender os usuários da Alexa, mas a Amazon já tem trabalhado em cima disso há tempos. Em 2018, o B9 noticiou que a empresa de Jeff Bezos estava estudando estratégias para liberar anúncios na Alexa, a fim de monetizar o serviço ainda mais.
No ano passado, a Amazon começou a fazer testes discretos nos Estados Unidos para anúncios de áudio também na Alexa. De acordo com o Ad Age na época, a Amazon “ofereceu aos anunciantes uma oportunidade exclusiva de experimentar anúncios em áudio que atingirão milhões de ouvintes”. Empresas como Colgate, L’Oréal e Lululemon foram convidadas a testar a publicidade.
Segundo um executivo da empresa, que preferiu manter o anonimato na reportagem de 2019, os primeiros testes que a Amazon fez não foram muito bons: “O teste não foi muito bem-sucedido. A Amazon ainda não descobriu como inserir os anúncios de uma forma que faça sentido e não pensou na usabilidade para as marcas”, explicou o profissional.
O que vemos com a ação da Anitta hoje é que a Amazon pode ter resolvido parte desses problemas, vinculando o anúncio a uma atividade básica da assistente virtual – responder o bom dia. Ainda assim, talvez ainda existam mais melhorias a serem feitas, afinal, se muita gente reclamou de “começar o dia ouvindo a voz da Anitta”, outro grande número de pessoas não só aprovou a publicidade como repetiu a ação várias vezes.