Anitta divulga nova música pela Alexa e usuários questionam anúncio na assistente virtual

Anitta divulga nova música pela Alexa e usuários questionam anúncio na assistente virtual

Apesar de surpreender usuários, desde 2018 Amazon tem estudado estratégias de adicionar anúncios de áudio na assistente virtual

por Soraia Alves
anitta-alexa-me-gusta

Anitta lançou hoje “Me Gusta”, sua mais recente canção que marca a parceria entre a cantora e a rapper Cardi B. E para divulgar a música, a cantora realizou uma parceria com a Amazon em um anúncio de áudio veiculado pela Alexa.

Basicamente, usuários da assistente virtual que hoje disseram “Bom dia, Alexa”, ouviram como resposta a própria Anitta dando bom dia e divulgando sua música, como mostra o vídeo abaixo:

A ação, no entanto, não agradou todo mundo justamente por envolver a assistente virtual. Alguns donos de Alexas usaram as redes sociais para reclamar com a Amazon sobre o anúncio, alegando incômodo com a publicidade de áudio em uma assistente pessoal.

Os argumentos usados vão desde “atrapalhar a rotina” – já que muitas pessoas deixam atividades como “ler notícias” programadas ao “bom dia, Alexa”, até a ideia dos anúncios se tornarem diários. O questionamento da maioria é em especial sobre a “publicidade sem permissão”.

A publicidade na assistente virtual realmente pode surpreender os usuários da Alexa, mas a Amazon já tem trabalhado em cima disso há tempos. Em 2018, o B9 noticiou que a empresa de Jeff Bezos estava estudando estratégias para liberar anúncios na Alexa, a fim de monetizar o serviço ainda mais.

No ano passado, a Amazon começou a fazer testes discretos nos Estados Unidos para anúncios de áudio também na Alexa. De acordo com o Ad Age na época, a Amazon “ofereceu aos anunciantes uma oportunidade exclusiva de experimentar anúncios em áudio que atingirão milhões de ouvintes”. Empresas como Colgate, L’Oréal e Lululemon foram convidadas a testar a publicidade.

Segundo um executivo da empresa, que preferiu manter o anonimato na reportagem de 2019, os primeiros testes que a Amazon fez não foram muito bons: “O teste não foi muito bem-sucedido. A Amazon ainda não descobriu como inserir os anúncios de uma forma que faça sentido e não pensou na usabilidade para as marcas”, explicou o profissional.

O que vemos com a ação da Anitta hoje é que a Amazon pode ter resolvido parte desses problemas, vinculando o anúncio a uma atividade básica da assistente virtual – responder o bom dia. Ainda assim, talvez ainda existam mais melhorias a serem feitas, afinal, se muita gente reclamou de “começar o dia ouvindo a voz da Anitta”, outro grande número de pessoas não só aprovou a publicidade como repetiu a ação várias vezes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link