Anitta divulga nova música pela Alexa e usuários questionam anúncio na assistente virtual
Apesar de surpreender usuários, desde 2018 Amazon tem estudado estratégias de adicionar anúncios de áudio na assistente virtual
Anitta lançou hoje “Me Gusta”, sua mais recente canção que marca a parceria entre a cantora e a rapper Cardi B. E para divulgar a música, a cantora realizou uma parceria com a Amazon em um anúncio de áudio veiculado pela Alexa.
Basicamente, usuários da assistente virtual que hoje disseram “Bom dia, Alexa”, ouviram como resposta a própria Anitta dando bom dia e divulgando sua música, como mostra o vídeo abaixo:
meu deus a Anitta ta presa dentro da minha Alexa pic.twitter.com/2yfect8u7g
— lucas f (@luquinha) September 18, 2020
A ação, no entanto, não agradou todo mundo justamente por envolver a assistente virtual. Alguns donos de Alexas usaram as redes sociais para reclamar com a Amazon sobre o anúncio, alegando incômodo com a publicidade de áudio em uma assistente pessoal.
Os argumentos usados vão desde “atrapalhar a rotina” – já que muitas pessoas deixam atividades como “ler notícias” programadas ao “bom dia, Alexa”, até a ideia dos anúncios se tornarem diários. O questionamento da maioria é em especial sobre a “publicidade sem permissão”.
Que horror foi esse @amazonBR ? Dei bom dia pra Alexa e apareceu a voz da Anitta! Odiei essa publi sem permissão.
— Regiane Santana (@Cotinhadepano) September 18, 2020
esse lance da alexa e da anitta me deixou assustado, eu sou obrigado a escutar um bom dia desses? nem é pelo lance de ser a anitta, mas quer dizer que todo dia pode ser alguém aleatório que topar pagar?
— Robbie (@eitaroberto) September 18, 2020
Esse é o “problema” de produtos que são muito baratos. Eles precisam se pagar de alguma forma, né?
— Thiago Mobilon (@mobilon) September 18, 2020
Eu não costumo ligar pra ads no geral. Mas em assistente pessoal é um pouco mais delicado, mesmo. https://t.co/ijlCMF982K
A publicidade na assistente virtual realmente pode surpreender os usuários da Alexa, mas a Amazon já tem trabalhado em cima disso há tempos. Em 2018, o B9 noticiou que a empresa de Jeff Bezos estava estudando estratégias para liberar anúncios na Alexa, a fim de monetizar o serviço ainda mais.
No ano passado, a Amazon começou a fazer testes discretos nos Estados Unidos para anúncios de áudio também na Alexa. De acordo com o Ad Age na época, a Amazon “ofereceu aos anunciantes uma oportunidade exclusiva de experimentar anúncios em áudio que atingirão milhões de ouvintes”. Empresas como Colgate, L’Oréal e Lululemon foram convidadas a testar a publicidade.
Segundo um executivo da empresa, que preferiu manter o anonimato na reportagem de 2019, os primeiros testes que a Amazon fez não foram muito bons: “O teste não foi muito bem-sucedido. A Amazon ainda não descobriu como inserir os anúncios de uma forma que faça sentido e não pensou na usabilidade para as marcas”, explicou o profissional.
O que vemos com a ação da Anitta hoje é que a Amazon pode ter resolvido parte desses problemas, vinculando o anúncio a uma atividade básica da assistente virtual – responder o bom dia. Ainda assim, talvez ainda existam mais melhorias a serem feitas, afinal, se muita gente reclamou de “começar o dia ouvindo a voz da Anitta”, outro grande número de pessoas não só aprovou a publicidade como repetiu a ação várias vezes.