- Criatividade
- / Cultura
- / Tech
Kanye West lança manipulador de faixas para seu novo álbum, “Donda”
Dispositivo permite ao usuário controlar todos os canais das músicas e criar seu próprio remix
O lançamento do novo disco do americano Kanye West já virou uma novela. Após apresentar duas vezes o álbum em eventos, Kanye vem adiando repetidas vezes o lançamento oficial de “Donda” enquanto trabalha no estúdio para acertar os últimos detalhes do sucessor de “Jesus is King”, de 2019. Agora, o rapper apresentou um novo produto complementar à experiência de ouvir seu novo trabalho.
O Stem Player é um dispositivo de US$ 200 que permite ao fã manipular os canais da música, fazendo assim com que cada faixa seja personalizada de acordo com seu próprio gosto. Os stems, vale lembrar, não são exatamente uma novidade no mundo da música. Diversos artistas já lançam os canais das faixas isoladamente para que seus fãs façam suas próprias personalizações.
O dispositivo virá com controle de vocais, percussão, baixo e samples. O usuário poderá adicionar efeitos, isolar canais e até dividir as faixas. Além disso, o software deve receber atualizações futuramente, além de permitir que você customize as cores e luzes, além de salvar e compartilhar suas próprias alterações feitas nas faixas. Está rodando pelo Twitter um suposto vídeo do produto sendo demonstrado, que você pode conferir abaixo:
Os stems são muito populares no mundo dos DJs, que costumam aproveitar os canais isolados das faixas para fazer versões remixadas ou samplear faixas em novos trabalhos. Já o Stem Player de Kanye vem sendo desenvolvido desde 2019, segundo o Pitchfork, que lembra que ele apresentou o produto pela primeira vez quando ainda era um protótipo.