Novo redesign do Slack deixa plataforma mais personalizável
Plataforma ouviu mais de 30 empresas diferentes para entender as alterações que realmente precisava fazer
O Slack está lançando a maior reformulação de sua plataforma até hoje, e que pretende torná-la ainda mais simples de usar. O app ganha uma maior personalização da barra lateral e uma barra de navegação superior, entre outros ajustes e alterações. “Esta é a maior reformulação da história do Slack”, explica Ethan Eismann, vice-presidente de design da Slack, em entrevista ao The Verge.
De acordo com Ethan, alguns recursos foram reorganizados “de uma maneira que os torna muito mais aparentes e simples de usar. Esse era o objetivo desse processo”. O novo redesign do Slack começa com a barra lateral. Agora, todas as mensagens, canais e aplicativos suportam o agrupamento em seções “recolhíveis” na barra lateral. Porém, esse novo recurso estará disponível apenas para os planos pagos do Slack, não nas versões gratuitas.
Há também um novo botão na barra lateral que funciona como uma maneira universal de iniciar uma mensagem em qualquer lugar do Slack. Procurar pessoas, canais, tópicos e menções também melhorou com uma nova seção na barra lateral de “pessoas, menções e reações”. Uma nova barra de navegação superior também ajuda na pesquisa na plataforma e permite alternar entre canais e pesquisa.
Em geral, toda a plataforma está recebendo várias alterações na interface para limpar os painéis, menus, preferências e até mesmo um aumento no espaçamento. Tudo isso deve resultar em um aplicativo menos confuso. “O design do Slack era mais complicado do que realmente pensávamos. Queremos garantir que seja fácil para qualquer pessoa usar o Slack”, comenta Ethan.
O Slack realmente ouviu os pedidos e as reclamações de seus clientes para definir o redesign do aplicativo, criando um canal compartilhado entre seus gerentes de produto, engenheiros, designers e cerca de 100 administradores da plataforma. Mais de 30 empresas diferentes participaram da pesquisa, o que permitiu ao Slack entender as alterações que precisava fazer.