Conheça o Ibuki, o robô-menino considerado um dos mais realistas da atualidade
Criado para ser um menino de 10 anos, o Ibuki é dotado de movimentos involuntários, como piscar os olhos
Apesar de criar robôs há alguns anos, o professor Hiroshi Ishiguro, de Osaka, chamou atenção por sua mais recente criação: o Ibuki.
O robô tem a imagem de um menino de 10 anos, e impressiona por sua aparência muito semelhante a um humano, se você levar em consideração só o rosto e a as mãos feitos com uma espécie de borracha muito suave.
O robô-menino tem rotas completas de visão que podem escanear rostos, além de um sistema para se movimentar, que inclui movimentos “involuntários” como piscar os olhos e pequenas balançadas de cabeça.
Segundo o criador do projeto, o desenvolvimento de robôs é importante para estabelecer comunicações não-verbais com sistemas artificiais: “O propósito de um robô é existir como parceiro e ter interações valiosas com as pessoas”, escreveu Ishiguro. “Nosso objetivo é desenvolver tecnologias para a nova geração de infraestruturas de informação baseadas em Visão Computacional, Robótica e Inteligência Artificial”.
Hiroshi Ishiguro é realmente um entusiasta dos robôs. Em 2010, ele chego a fazer uma cópia de si mesmo, mas seus projetos atuais são ainda mais realistas.