“A verdade agora é mais importante do que nunca”, afirma NY Times em comercial que será veiculado no Oscar
Com criação da Droga5, jornal tenta combater a crise da mídia instalada pelos fatos alternativos
No próximo domingo, o New York Times vai estrear nova campanha – a primeira em uma década – durante o intervalo do Oscar. Com um comercial all type, o jornal aborda diretamente a recente crise da mídia, que enfrenta a tal era da pós-verdade ou fatos alternativos (que são apenas eufemismos para mentira).
São diversas afirmações ancoradas por três palavras – “a verdade é…” – mas que no final acabam criando uma cacofonia de opiniões. A empresa dá o seu posicionamento dizendo que “a verdade é dura”, “a verdade é difícil de ser encontrada” e que “a verdade agora é mais importante do que nunca”.
A criação da Droga5, segundo a agência, não é sobre tomar partido. Ainda que cada um tenda a ouvir essas palavras com alguma interpretação enviesada, a proposta é valorizar a verdade independente do espectro político da audiência.
Essa busca pela empatia geral é louvável e a campanha tem força, mas duvido que surta efeito com quem considera a mídia como “inimiga do povo americano”. Prova disso serão os tweets do presidente deles que inevitavelmente serão publicados durante a cerimônia do Oscar.