Apple TV+ começa a comprar filmes e seriados antigos para competir no mercado de streaming
Apple já teria conseguido os direitos de algumas produções importantes, embora nenhuma grande franquia esteja nos planos
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Uma reportagem lançada pela Bloomberg nesta terça-feira (19) revela que a Apple começou a silenciosamente negociar e adquirir nas últimas semanas uma série de filmes e seriados antigos para seu serviço de streaming, o Apple TV+, de forma a aumentar a competitividade da plataforma contra a concorrência. Embora títulos não tenham sido divulgados, fontes do veículo relatam que os executivos de programação em vídeo da companhia vem realizado reuniões de propostas com os principais estúdios de Hollywood e já teriam conquistado algumas licenças importantes para o catálogo da empresa, ainda que os direitos de nenhuma grande franquia estejam garantidos.
O movimento faz todo o sentido na realidade atual do mercado, mas é novo dentro do que a empresa havia se proposto a fazer com o streaming. Desde o lançamento em novembro, o Apple TV+ vem focando exclusivamente na criação de uma linha de conteúdos originais, uma premissa que embora continue firme e forte na companhia agora percebeu que a sobrevivência da plataforma também reside na existência de outros produtos pré-existentes.
O público decide assinar um serviço não apenas pelas novidades que carrega, afinal, e essa constatação se tornou a tônica do noticiário nos últimos meses a partir da guerra fiscal pelos direitos exclusivos de transmissão de conteúdos como “Seinfeld”, os filmes do Studio Ghibli e até “Big Bang Theory”. Mas enquanto plataformas como a Netflix e a HBO Max correram atrás destes conteúdos, a Apple TV+ se manteve firme no desejo de se tornar uma central de plataformas, com acordos firmados com o Starz, a HBO e o Showtime.
A questão é que este plano a longo prazo dá todos os indícios de que não irá funcionar. Embora estudos registrem uma base de assinantes na altura dos 33 milhões de usuários e mesmo com uma mensalidade baixa de US$ 4,99, a esmagadora maioria hoje só possui uma conta por conta da estratégia de gratuidade anual a quem comprou um aparelho da marca, além de menos da metade de fato utilizar o serviço. Com um risco tão alto, está na hora mesmo do Apple TV+ reformular seu jogo.