Vídeo explica como os games viraram coisa de menino
A culpa é da Nintendo (e da separação de brinquedos por gênero)
Atualmente podemos dizer que a maioria as campanhas de marketing de games focam em um público específico: o masculino. Mas aposto que você não sabe como o mercado chegou nesse ponto. Para quem não quer fazer uma densa pesquisa nos anais do marketing da década de 80 e 90, o vídeo acima faz um bom trabalho de explicar – e envolve a Nintendo e a separação de brinquedos em lojas.
O clipe faz parte de uma série de TV chamada “Adam Ruins Everything”, que estreou no final de setembro o canal americano truTV. O programa pode ser comparado ao que a HBO faz com o John Oliver e o Last Week Tonight: expor problemas, mitos e verdades em torno de um assunto de uma forma interessante e cômica aos espectadores, com o bônus de citar todas as fontes para as informações em seu site.
No programa, apresentado por Adam Conover e inspirado numa série de vídeos de mesmo nome do College Humor, Adam arruinou vários outros itens nos outros sete episódios anteriores. Dentre eles estão a agência american TSA, vinhos, votação, polígrafos e higiene bucal. E boa parte deles envolve alguma estratégia de marketing muito bem executada, por isso recomendo que todos os leitores do B9 assistam.
O oitavo episódio, que é de onde o trecho acima foi extraído, vai ao ar amanhã e o título é “Adam Ruins Summer Fun”.