Holandeses assistem jogo de cueca
Para evitar o que seria uma clássica ação de ambush marketing, a FIFA obrigou torcedores holandeses a assistirem a partida entre Holanda e Costa do Marfim só de cueca.
Isso porque os torcedores usavam calças que tinham sido distribuídas pela Bavaria, marca de cerveja concorrente a Budweiser, patrocinadora oficial da Copa do Mundo.
A Fifa considerou que a ação foi “uma tentativa de conduzir uma armadilha publicitária em massa”. Markus Siegler, diretor de comunicações da entidade, declarou: “É claro que a FIFA não pode dizer o que um torcedor tem que vestir numa partida, mas se milhares de pessoas aparecem vestindo a mesma roupa para promover um produto, para aparecer na TV, então, é claro que vamos impedi-los“.
Peer Swinkels, da Bavaria, criticou a decisão. “É absolutamente ridículo. Eu entendo que a FIFA tem seus patrocinadores, mas não se pode obrigar as pessoas a se despir, e fazê-los assistir ao jogo só de cueca” disse Swinkels.
De acordo com as informações fornecidas por Swinkels, apenas os homens tiveram que tirar as calças. Uma pena…
Para quem não se lembra, esse tipo de marketing de emboscada já foi feito, com sucesso, diversas outras vezes nos Mundiais da FIFA e Olimpíadas. Um exemplo brasileiro foi a torcida Nº1 da Brahma, na Copa de 94 nos EUA.
| Fonte Folha Online