Facebook desacelera desenvolvimento de produtos para "revisões de reputação"

Facebook desacelera desenvolvimento de produtos para “revisões de reputação”

Companhia busca entender como suas plataformas podem afetar crianças e prejudicar ainda mais a imagem do negócio

por Pedro Strazza
cover-facebook5

Os vazamentos e o testemunho de Frances Haugen no senado dos EUA continua a afetar o Facebook. Nesta quarta-feira (6), o Wall Street Journal reporta que a companhia de Mark Zuckerberg vai reduzir a velocidade do desenvolvimento de grande parte de seus produtos para conduzir uma “revisão de reputação” geral, uma que envolve grupos de funcionários analisarem o potencial de dano que cada item pode infligir à reputação do negócio.

O WSJ aponta que o trabalho dos “revisores” é sobretudo de entender como cada um dos produtos existentes da empresa pode gerar efeitos negativos em crianças e aumentar as críticas sobre o Facebook. O movimento acontece no dia seguinte à primeira declaração de Zuckerberg acerca dos vazamentos, quando o CEO comentou em seu perfil na rede social que pediu a líderes da companhia para fazer avaliações profundas em torno de todo o trabalho tocado no ecossistema virtual para aumentar a transparência do Facebook com o público.

A situação é crítica para o Facebook no momento. Além do apagão da última segunda-feira (4) ter levantado todo tipo de questionamento sobre a centralidade dos negócios da empresa no dia a dia da população global, as declarações e dados apresentados por Haugen aumentaram o escrutínio da companhia como um lugar de incentivo a discursos de ódio e de preferência pelo lucro sobre a segurança, com a ex-funcionária verbalizando que o Facebook não está “disposto a investir o que realmente precisa ser investido” para evitar todas as questões perigosas que a cercam.

Junto da revisão interna, outro efeito maior dos vazamentos até o momento é a paralisação do desenvolvimento de uma versão infantil do Instagram, anunciada no fim de setembro e na esteira da divulgação de relatórios internos do Facebook que apontavam os efeitos negativos da plataforma de fotos e vídeos para jovens mulheres e suas relações com o corpo. Desde então, o Facebook segue na defesa de que os dados reportados são exagerados, mas até o momento não foi capaz de rebater as informações com informações.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link