Project Fi, a operadora de celular do Google
Em parceria com Sprint e T-Mobile, o Google quer oferecer a melhor rede onde você estiver
Já circulavam na rede há alguns meses os rumores sobre a chegada de uma operadora de telefonia celular do Google. Agora, os rumores foram confirmados com o lançamento do Project Fi, a operadora celular virtual do Google.
Virtual porque na verdade ela funciona em parceria com outras duas operadoras norte-americanas, a T-Mobile e a Sprint, que irão alugar parte de suas estruturas para o Project Fi.
A princípio, o Fi só funcionará em celulares Nexus 6, que segundo o Google é o único aparelho até agora que tem hardware, software e conectividade necessários para implementar a revolução do Fi, que é oferecer a melhor rede para o usuário, de acordo com o lugar que ele estiver.
Funciona basicamente assim: se próximo da sua casa o sinal de 3G da T-Mobile funciona melhor, ele é que será ativado na sua linha. Mas se no seu trabalho o 4G da Sprint funciona com maior velocidade, o sistema do Project Fi rapidamente troca a conexão para a rede da Sprint. Onde houver conexão Wi-Fi, o sistema também trocará automaticamente para a conexão wireless à internet, promovendo sempre a melhor conexão disponível no local onde o usuário estiver.
A princípio, o plano mais básico do Project Fi custa 20 dólares mensais, mais 10 dólares para cada 1GB de plano de dados utilizado.
Além disso, tudo será feito sem nenhum contrato com o cliente – se ele gostar, continua pagando, se não pode simplesmente abandonar a mensalidade. Uma vantagem e tanto, se considerarmos que os planos de fidelidade acabam amarrando usuários em sistemas pouco vantajosos para eles.
Vale conferir também a matéria do Thássius Veloso no Tecnoblog, onde ele explica detalhes da tecnologia.