Copa do Mundo: Nike e Coca-Cola lideram ranking de marcas mais lembradas pelos brasileiros

Copa do Mundo: Nike e Coca-Cola lideram ranking de marcas mais lembradas pelos brasileiros

Estudo mostra que diversas marcas patrocinadoras oficiais do evento são menos lembradas que suas concorrentes

por Soraia Alves
Copa-do-Mundo-2018

Há poucos meses da Copa do Mundo 2018, a  MindMiners, startup brasileira referência em pesquisa digital, realizou um estudo para identificar qual a relação dos consumidores com as marcas que estão sempre envolvidas com o evento e que desenvolvem campanhas e ações especiais nessa época.

Para entender quais as marcas os consumidores já associam à Copa do Mundo 2018 e quais os hábitos de consumo do brasileiro durante o mundial, a empresa falou com mil pessoas durante seis dias.

Entre os resultados, vemos que a Nike é a primeira marca que vem à cabeça da maioria dos consumidores quando perguntados sobre a Copa, com 24% das respostas e seguida da Coca-Cola (14%). A lista ficou assim:

  1. Nike (24%)
  2. Coca-Cola (14%)
  3. Fifa (12%)
  4. Adidas (12%)
  5. Itaú (3%)
  6. Caixa (2%)
  7. Globo (2%)
  8. Bradesco (1%)
  9. Brahma (1%)
  10. Outras marcas (29%)

A Nike também aparece em primeiro em relação à Seleção Brasileira e ao futebol, enquanto raramente as marcas patrocinadoras da Copa do Mundo são lembradas pelo público. A cerveja mais lembrada, por exemplo, foi a Brahma (27%), seguida de Heineken (24%) e Skol (22%), deixando a Budweiser, que é patrocinadora oficial da Copa, em quarto lugar (7%).

Uma das empresas de maior destaque foi o McDonald’s, que na categoria fast-food ficou com 60% das citações.

Outro dado interessante é que 1/3 das pessoas assumiram que aumentam os gastos durante a Copa do Mundo. Quase metade dos participantes da pesquisa já compraram ou ainda comprarão algum produto especial da a da Copa. Entre os itens que se destacam no consumo estão camiseta da Seleção (23%), TV (15%) e o álbum de figurinhas (12%).

A participação do público em promoções também aumenta nessa época, segundo 1/3 dos entrevistados.

Quanto à situação da Seleção, a maioria os entrevistados acredita no título, e quase metade acha que isso elevaria a sua autoestima como brasileiro. E maioria do público assistirá aos jogos com transmissão da Globo.

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