Aplicativo do Facebook será remodelado e ganhará foco em grupos e eventos
Novo design também diminuirá a importância do feed de notícias na plataforma
O Facebook anunciou hoje (30) que promoverá nos próximos dias uma completa remodelação de seu aplicativo para smartphones. A mudança é drástica porque envolverá uma completa mudança de foco da plataforma no mobile: após anos dando destaque no feed de notícias, o app do Facebook agora deve se concentrar em eventos e grupos em seu funcionamento.
A decisão, segundo o comunicado lançado no blog oficial da empresa, se dá por conta do interesse elevado da maioria dos usuários por estas seções do site, que segundo dados da rede social é o que leva as pessoas a entrarem com mais frequência na plataforma. “Existem dezenas de milhões de grupos ativos no Facebook. Quando as pessoas encontram o grupo certo, ele muitas vezes se torna a parte mais significativa da maneira como eles usam o Facebook” escreve a companhia no anúncio, que acrescenta que esta razão levou os desenvolvedores a bolar um layout mais simples e que “põe as comunidades no centro”.
O anúncio não deixa de seguir os interesses do fundador e CEO Mark Zuckerberg em redefinir a empresa que ele recentemente declarou em uma publicação (abaixo). Esta remodelação do app seria os primeiros passos para fazer o Facebook deixar de ser uma “rede social” para se converter numa espécie de “plataforma de comunicações focada em privacidade”, o que inclui o desejo de unir todos os aplicativos da empresa em uma rede só.
Entre as alterações visuais, a principal é a adição de uma aba de grupos no topo e centro do aplicativo, que quando acionada pelos usuários o levam para um feed personalizado com atualizações de seus grupos junto de recomendações de novos que ele poderá participar. Os grupos, de acordo com o Facebook, estarão visíveis em todas as seções da rede a partir de agora, incluindo em áreas como o Marketplace e o Watch.
Outra função nova e importante na plataforma é o “Conheça Novos Amigos”, que será implementado pela empresa para ajudar as pessoas a se conectar com estranhos com gostos ou pontos em comum. A ferramenta será integrada com os grupos da plataforma, segundo o Facebook permitindo que pessoas se conheçam nestas dinâmicas internas das comunidades do site.
Já os eventos ganharão relevância no sentido de que a plataforma facilitará o acesso do usuário a exploração de acontecimentos ao seu redor. Também com uma aba no topo (e ao lado da de grupos), a seção contará a partir da atualização com um mapa mais carregado de informações sobre eventos próximos e que sejam de interesse do perfil, além de facilitar a navegação do calendário e da alternância entre os grandes acontecimentos públicos (como shows e feiras) e os rolês pessoais.
De acordo com o Facebook, a nova atualização estará sendo disponibilizada a partir de hoje para todos os usuários de iOS e Android ao redor do globo. A empresa também divulgou que está trabalhando em um novo design para a versão desktop da plataforma, que deve ser inaugurada em algum momento dos próximos meses.
Junto do novo design de seu aplicativo, a empresa também confirmou hoje o lançamento da sua plataforma de relacionamentos e novas funções no Instagram.