Rusty Radiator Awards lança “Quem quer ser um voluntário?”
Em sua segunda edição, premiação para campanhas que abusam de estereótipos se inspira em “Quem Quer Ser Um Milionário?”
No ano passado, a gente mostrou por aqui a primeira edição do Rusty Radiator Awards, uma espécie de premiação promovida pelo Fundo de Assistência Internacional de Estudantes e Acadêmicos da Noruega, o SAIH. A grande sacada da iniciativa, que este ano chega à sua segunda edição, é destacar aquelas campanhas beneficentes que mais abusam dos estereótipos, em especial quando se trata de levantar fundos para o continente africano.
Depois de apresentar Michael, um ator especializado em comerciais de caridade em Let’s Save Africa! – Gone Wrong, a SAIH se inspira em Quem Quer Ser Um Milionário para criar Quem quer ser um voluntário. O filme foca no mito do “herói branco”que está pronto para salvar o continente africano da miséria e das doenças, lembrando a necessidade de se mudar a forma como campanhas beneficentes abordam assuntos como pobreza e desenvolvimento.
Para descobrir quem são os concorrentes do Rusty Radiator Awards deste ano, basta clicar aqui. Vale lembrar que, este ano, também rola a segunda edição do Golden Radiator, que premia as melhores campanhas beneficentes. Este ano, entre os concorrentes estão Would you Give Your Jacket to Johannes e Most Shocking Second a Day Video.
Apesar do tom bem-humorado, a crítica é forte e necessária. Mais uma vez, a produção é da iKind Productions.