Comercial de movimento de Greta Thunberg alerta para a crise do clima a partir de uma casa em chamas
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Comercial de movimento de Greta Thunberg alerta para a crise do clima a partir de uma casa em chamas

Lançado em tempo do dia da Terra, vídeo da Fridays for Future toma como literal a fala de Thunberg que o mundo está em chamas e ninguém parece perceber

por Pedro Strazza

A crise do clima fica pior ano após ano graças à ausência de medidas governamentais ao redor do globo que controlem itens básicos como a emissão de carbono, e as organizações dedicadas ao tema sabem disso. Prova disso são os esforços publicitários recentes de entidades como o Greenpeace, que cada vez mais expõem de forma drástica as consequências diretas da falta de controle sobre a exploração ambiental – tipo aquele comercial das tartarugas criado pela Aardman de janeiro.

O Fridays for Future obviamente não fica atrás nisso. Movimento de estudantes fundado por Greta Thunberg em 2018, a organização está lançando esta semana um comercial de um minuto que busca trazer à realidade imediata das pessoas os perigos do agravamento da crise climática, e a maneira como isso é feito é chocante: a imagem de uma casa de subúrbio em chamas, mas com seus residentes tocando a vida como se nada estivesse acontecendo.

Criado em parceria com a FF Los Angeles e lançado a tempo do dia da Terra (que acontece hoje, dia 22 de abril), a peça “Our House is on Fire” reaproveita no fundo um dos discursos mais eloquentes de Thunberg sobre o tema, consagrado pela frase que justamente dá nome ao anúncio. O barato é que na prática a imagem construída pelas falas da ativista ficam ainda mais impressionantes, com os moradores literalmente ignorando o fato de que sua moradia está prestes a desabar perante as chamas que a consomem – confira acima o vídeo na íntegra.

Ao AdWeek, o organizador da Fridays for Future Joe Hobbs escreve que o desejo do movimento com a campanha é de “fazer as pessoas perceberem que o aquecimento global não vai acontecer, mas já está acontecendo” e que a questão já é um problema “mesmo que a gente já tenha se acostumado a ele”. “Infelizmente, nós passamos da hora de que é suficiente estar preocupado. Nós precisamos de ações imediatas e coletivas.” escreve o ativista; “Nós esperamos que as pessoas ao assistir este vídeo percebam que elas precisam agir agora ao invés de deixar o assunto para depois”.

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