Algoritmo do Instagram vai parar de promover vídeos do Reels com marca d’água do TikTok
Plataforma diz que público "se sente menos satisfeito" de conferir conteúdos reciclados na seção
O Instagram pode ter “baseado” a ideia do Reels no TikTok, mas não quer nem por um momento que vídeos da concorrente viralizem em sua plataforma. É a mensagem passada em um novo guia de criação de conteúdo para creators da rede social, lançado nesta terça (9) e que afirma que o algoritmo do aplicativo está sendo modificado para não recomendar publicações com a marca d’água do produto da ByteDance – um item característico dado que aparece em todo vídeo compartilhado para fora do app.
Procurado pelo The Verge, um porta-voz escreve que a decisão se dá sobretudo por pesquisas internas da rede social, que mostram que o público “se sente menos satisfeito” quando o Reels oferece conteúdo que foi claramente reciclado de outros aplicativos. “Nós estamos construindo em cima do que aprendemos da aba de exploração para recomendar vídeos divertidos e que entretenham, personalizando assim a experiência” diz a empresa.
A mudança acontece dentro de um redirecionamento geral da seção para privilegiar seus creators, o que leva ao guia de boas práticas publicado no perfil da categoria no Instagram. Além da recomendação contra reciclagem, a plataforma também reforça a publicação de materiais na vertical e que usem músicas presentes no catálogo de faixas como forma de aumentar o alcance no Reels, junto de outras práticas que são muito tradicionais no TikTok como criar tendências e coreografias de dança.
De qualquer forma, a mudança acompanha o desejo do Reels em sair da sombra da concorrência e firmar terreno próprio não apenas no meio virtual como no próprio ecossistema do Instagram, onde já concorre com os Stories, o IGTV e a própria linha do tempo tradicional. E para isso é importante não se tornar um novo depósito de conteúdos de terceiros.