No Reino Unido, quem tem mais de 30 mil seguidores nas redes sociais agora é considerado celebridade
Definição vem de órgão regulador da publicidade no país após caso envolvendo promoção de medicamentos em perfil no Instagram
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Organização maior na regulação da publicidade veiculada no Reino Unido, a Advertising Standards Authority (ASA) anunciou hoje (4) que a partir de agora os usuários que manterem uma comunidade de 30 mil seguidores no território é considerado aos olhos da lei uma celebridade. A decisão acontece não para inflar o ego de um número considerável de usuários no país, mas para definir quem deve e não deve seguir as leis de publicidade nas redes sociais, um meio onde a promoção de produtos se dá de forma descontrolada justo pela falta de regulação.
A definição da marca dos 30 mil seguidores como sarrafo se deu em cima de um caso recém-resolvido pela ASA envolvendo a publicidade veiculada no ThisMamaLife, conta de Instagram do site de mesmo nome que hoje conta com mais de 37,8 mil seguidores e que vinha divulgando pílulas de dormir da Phenergan Night Time mesmo havendo regras proibindo a publicidade de medicamentos no Reino Unido. A nova regulação da entidade permitiu que os anúncios fossem sujeitados às normas e banidos de acordo, apesar da marca ter alegado que a conta em teoria possui um número bem menor de seguidores em comparação aos famosos mais tradicionais.
“Nós consideramos que possuir mais de 30 mil seguidores indicava que ela [ThisMamaLife] possuía a atenção de um número significativo de pessoas” escreve a organização no veredito do caso; “Considerando o quão popular ela era e o nível de atenção que ela tinha, nós consideramos que o ThisMamaLife era uma celebridade que encaixava nas regulações do CAP Code“. Além do banimento dos anúncios postados, a ASA ainda pediu uma garantia da Sanofi UK (dona da Phenergan) de que ela nunca mais vá usar influenciadores digitais para promover seus medicamentos no futuro.
Apesar do humor inerente, a definição da ASA sobre o que é ser uma celebridade no meio digital é importante num mundo onde as redes sociais já provaram mais de uma vez a força de seu impacto no mercado. É mais um passo na direção de trazer civilidade a um ambiente que hoje se comporta como um Velho Oeste publicitário, com influenciadores impulsionando produtos a torto e direito sem qualquer regulação mínima.