Hershey’s traz de volta campanha “HerShe” para dar visibilidade a artistas mulheres
Nova edição transforma as embalagens das tradicionais barras de chocolate ao leite em uma plataforma de exposição do trabalho artístico de oito mulheres
Pelo segundo ano consecutivo, a Hershey’s traz a campanha “HerShe” para o Dia Internacional da Mulher. Criada pela BETC HAVAS, este ano a ação traz o tema “She Dreams” e “Her Dream” (“Ela Sonha” e “O Sonho Dela”, respectivamente), a nova edição transforma as embalagens de suas tradicionais barras de chocolate ao leite em uma plataforma de exposição do trabalho artístico de oito mulheres, em diversas expressões, e traz os seus talentos como forma de alcançar os sonhos.
O programa também funciona como uma ferramenta de capacitação e oferece workshops para capacitar mulheres artistas, com o apoio da Plano Feminino.
A valorização do trabalho de mulheres já faz parte da cultura da empresa, que está sob o comando global de uma mulher, Michele Buck, e conta com um quadro de funcionários composto por 51% de mulheres.
Após o sucesso da ação em 2020, esse ano a marca apresenta o trabalho da dançarina Aline Constantino, da fotógrafa Filipa Aurélio, da atriz e poetisa Luz Ribeiro, da poetisa Carolina Peixoto, da ilustradora Amanda Lobos, da musicista Indy Naíse, da bordadeira Mitti Mendonça e da grafiteira Regina Elias Ziza, em embalagens exclusivas criadas por elas.
O destaque das artes é garantido com o uso da tecnologia, com um QR Code que ao ser acessado pela câmera do celular, aciona um conteúdo em realidade aumentada para dar destaque às artes elaboradas e acesso direto à história do sonho de cada uma das artistas. Cada uma delas gravou um vídeo de apresentação personalizado em que mostra o seu talento e a sua realidade repleta de desafios e superação, criando uma conexão com a história de milhares de mulheres que vivem realidades parecidas.
As 320 mil barras de chocolates temáticas da Hershey’s serão produzidas como edição limitada e estarão disponíveis para venda em lojas selecionadas do Grupo Pão de Açúcar e no e-commerce da marca.
Para dar ainda mais expressividade à ação, a BETC HAVAS também criou um videoclipe com a cantora Yzalú, que estampou uma das embalagens da edição de 2020 e agora retorna como uma embaixadora de novas artistas, interpretando música de sua autoria. Produzida especialmente para a campanha, a composição “Qual teu sonho” e o clipe dão o tom da campanha ao apresentar os universos das oito artistas desse ano, promovendo empatia com a busca das mulheres por uma sociedade com mais oportunidades e condições de tornar os sonhos realidade. Tudo é apresentado utilizando diversas referências femininas ao longo da história, celebrando o legado de grandes mulheres como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e Angela Davis, entre outras.
A Hershey’s também utiliza tecnologia para criar interatividade com seus consumidores e vai publicar os trabalhos das artistas em suas redes sociais, canais digitais e site da campanha para potencializar a divulgação dos talentos. E, na semana do Dia Internacional da Mulher, a marca traz de volta a galeria virtual em que mais talentos femininos poderão mostrar seus trabalhos por meio da hashtag #HerShe, para também serem divulgadas nos perfis e site de Hershey’s.
Para dar continuidade e promover o assunto de forma genuína, além do dia ou do mês da mulher, a empresa seguirá nos meses posteriores com workshops para a capacitação profissional de mulheres e mentorias gratuitas com diversos conteúdos sobre marca pessoal, estratégia de negócios, precificação, networking, posicionamento de marca e media training. As sessões acontecem em parceria com a Plano Feminino – consultoria para empresas e marcas com foco em gênero, raça e diversidade –, ministradas por Vivi Duarte, CEO da plataforma e presidente do Instituto Plano de Menina. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.hersheys.com/hershe, que também traz conteúdos sobre o projeto e as artistas.
Sobre as artistas
- Aline (dança): Aline Constantino dança Breaking desde 2005 e acredita nas mudanças sociais e pessoais que a dança proporciona em uma pessoa.
- Filipa Aurélio (fotografia): Filipa Aurélio é natural de Lisboa e mora em São Paulo desde 2014. Fotografa e documenta o circuito de música independente brasileiro.
- Luz Ribeiro (teatro e poesia): Luz Ribeiro integra o grupo de pesquisa e teatro Coletivo Legítima Defesa, e é autora dos livros.
- Amanda Lobos (ilustração): Amanda Lobos trabalha com ilustração, design gráfico, embalagens, identidades visuais e materiais gráficos diversos.
- Regina Elias Ziza (grafite): artista visual, ilustradora, grafiteira e educadora, Soberana Ziza, como é conhecida a artista, atua desde 2006 expondo seus trabalhos com uma pesquisa estética sobre negritude e feminino, numa abordagem afro futurista.
- Carol Peixoto (poesia): poeta e produtora cultural. Publicações: Mexe a Mão (2018); Dezluas (2017) e Bola, Lápis E Papel (2013).
- Indy Naíse (música): Indy Naíse é cantora e compositora, nasceu em 1993 na cidade de Juazeiro (Bahia), e vem ganhando cada vez mais destaque com sua música.
- Mitti Mendonça (bordado): Mitti é artista têxtil e ilustradora. Criou o selo Mão Negra para continuar a tradição do bordado, que circula há quase 100 anos entre as mulheres da família.