Photoshop e Behance agora identificam imagens modificadas e exibem créditos de autoria

Photoshop e Behance agora identificam imagens modificadas e exibem créditos de autoria

Nova ferramenta de atribuição busca combater manipulação de imagens na rede e dar visibilidade aos autores de produções que bombarem nas redes

por Pedro Strazza
adobecontentauthenticity

A Adobe nesta terça-feira (20) revelou uma nova ferramenta de atribuição para o Photoshop e o Behance que tem como missão combater as imagens falsas das redes. Disponibilizada como protótipo por meio do Adobe Creative Cloud, a função permite que os usuários dos programas da companhia adicionem informações como nome, localização e histórico de edição às fotos e imagens que editam, assim concebendo uma linha do tempo de manipulação aos arquivos que eventualmente circulam pela internet.

O aparato é fruto da Content Authenticity Initiative, projeto fundado no fim de 2019 pela Adobe junto do Twitter e o New York Times que visa criar um novo padrão para a distribuição de conteúdo digital na rede. Além da rede social e o jornal, a companhia também confirma hoje que a ferramenta de atribuição foi elaborada em colaboração próxima de grandes nomes do meio como a Microsoft, a BBC e a Qualcomm Technologies.

Na prática, a função possibilita ao Photoshop e ao Behance que marquem automaticamente os créditos de autoria da manipulação da imagem e o que de fato foi mexido na imagem, com o Behance exibindo estas informações posteriormente – o vídeo abaixo dá mais detalhes da operação. Há um problema na intenção do combate à desinformação, porém: a ferramenta só funciona se o usuário assim desejar, o que significa que a inteligência artificial depende de um nível de autorização do usuário.

Além do combate às fake news, a Adobe também declara que a função foi desenvolvida com a meta de ajudar a creditar os autores das imagens que mais circulam pelas redes sociais. “É uma equação simples: exposição (de seu trabalho criativo) mais atribuição (para que as pessoas saibam quem a criou) é igual a oportunidade (de mais colaborações ou trabalhos).” escreve a companhia no anúncio oficial do protótipo, que ainda acrescenta que acredita que a opção vai “criar um ciclo virtuoso” ao possibilitar que mais criadores distribuam conteúdos na rede com os devidos créditos ligados.

Embora a ferramenta só funcione para imagens, a Adobe declara no anúncio que o plano é expandir a função para outros tipos de mídia no futuro, incluindo obviamente o vídeo – o deepfake segue sendo um problema, afinal. Por enquanto, porém, o protótipo além de contar com um relatório completo vai estar disponível em fase beta a alguns usuários nas próximas semanas, mirando um lançamento num futuro bastante próximo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link