Escolha de Monja Coen como "embaixadora da moderação" para Ambev gera polêmica nas redes sociais

Escolha de Monja Coen como “embaixadora da moderação” para Ambev gera polêmica nas redes sociais

Público define como hipocrisia a parceria, que busca "promover o equilíbrio e a moderação" sem ligar o nome da monja a qualquer produto

por Pedro Strazza
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Imagem: Gabriel Reis

Um dos principais nomes ligados ao budismo no Brasil, a Monja Coen agora também é embaixadora da moderação. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela Ambev, que também confirmou que a monja irá ajudar a cervejaria a falar sobre “limites e autoconhecimento” enquanto promove a saúde e os limites do corpo sem abordar qualquer um dos produtos da companhia.

Ao Uol, a marca escreve que a parceria “quer estimular o consumo responsável por meio do autoconhecimento”, algo que em seu julgamento é chave para a moderação, e declara que tanto a cervejaria quanto Coen possuem em comum o objetivo de “promover o equilíbrio e a moderação, tão necessários ao momento atual”.

Apesar das boas intenções – e do fato de Coen ter confirmado a parceria há uma semana em live no seu perfil de Instagram, segundo o Hypeness – o anúncio não foi bem recebido pelo público nas redes sociais. No Twitter e no Instagram, usuários não demoraram a apontar como absurdo e fazer piada com o fato de uma monja, pessoa dedicada a alcançar e ajudar outros a encontrarem paz e equilíbrio, concordar em criar laços com uma fabricante de cerveja, um tipo de bebida que hoje é considerado uma droga depressora – ou seja, pode levar ao vício e desestabilizar o usuário.

https://twitter.com/Savagefiction/status/1425880546027220994

“Não me parece que a Ambev esteja preocupada com moderação, autoconhecimento, e muito menos com equilíbrio na hora de consumir seus produtos já que avança em vários nichos do mercado” escreve a antropóloga Hilaine Yaccoub em publicação para seu perfil de Instagram. Doutora em antropologia do consumo, Yaccoub ainda lembra que a companhia já é responsável por 20% do faturamento de cervejas e planeja investimentos em expansões para outras áreas do setor, incluindo vinhos e gin. “Daqui a pouco podemos ter padres sendo embaixadores de Rivotril! Será?” ironiza, ao lembrar que o consumo global de álcool cresceu no último ano por conta da pandemia.

Procurada pelo Hypeness, a Ambev escreve que “o intuito desse projeto nunca foi vincular a imagem da monja com algum produto nosso ou incentivar o consumo” e comenta que o ponto é “falar sobre consumo responsável através do autoconhecimento, que é chave pra moderação”. A companhia ainda cita a meta firmada em 2020 para ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool até o ano que vem e reforça que possui um “objetivo em comum” com Coen.

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